Palestra Myriam Ávila – Por que reler “Alice”?

24 de abril de 2010

  • OBS.:  Em virtude de problemas técnicos, o vídeo da palestra  “Por que reler Alice”, foi tirado do site. Pedimos desculpas pelo inconveniente e informamos que estamos nos capacitando para proporcionar ao público, vídeos de qualidade.

Nos últimos anos, a literatura vem contribuindo de forma significativa para o cinema. São inúmeros os livros que se transformam em roteiros, e são sucessos de bilheteria em todo o mundo. “Onde os fracos não têm vez”; “O Segredo de Brokeback Mountain”; “A lista de Schindler”; “O exorcista” e, mais recentemente, “Como treinar seu dragão” só para citar alguns. Entre os brasileiros, títulos como “Cazuza”; “O Cheiro do Ralo” e, um dos mais comentados do momento, “Chico Xavier”, também saíram de enredos de livros. Mas, não podemos deixar de citar um dos maiores clássicos da literatura mundial “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carrol, que ganhou versão cinematográfica moderna com a assinatura do diretor inglês Tim Burton.

“Por que Alice continua fascinando tanto crianças quanto adultos?”. Com certeza esta é uma dúvida que instiga muita gente. Por isso, o projeto Estação Pátio Savassi convidou a Doutora em Literatura, Myriam Ávila, para encerrar a programação do mês com a palestra “Por que re-ler Alice?”. O encontro acontece sábado, 24/4, a partir de 11h, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061. Savassi).

Com data prevista para estrear no Brasil em 23 de abril, o filme em 3D bateu vários recordes no seu primeiro fim de semana nas bilheterias norte-americanas, vendendo 116,3 milhões de dólares em ingressos. Além de levar milhares de pessoas ao cinema, o filme é um convite à releitura do clássico de Lewis Carrol.

Na palestra, Myrian discutirá os porquês da obra “Alice” continuar fascinando crianças e adultos; a relação do autor (Lewis Carroll) com seu livro e a atualidade da obra que despertou o interesse de Tim Burton para gravar a estória na versão cinematográfica. Ainda haverá a reflexão sobre a contribuição da literatura para o cinema, e vice-versa.

Sobre a palestrante
Myriam Ávila é Mestre em Literatura Comparada. Autora de “Ima e solução: a poesia nonsense de Lewis Carroll e Edward Lear (Annablume)” e “Retrato na rua: memórias e modernidade na cidade planejada”.

Estação Pátio Savassi
O projeto é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. Em seu quinto ano de existência, conta com patrocínio da CEMIG, Governo do Estado de Minas Gerais, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Rouanet. As palestras são sempre aos sábados e gratuitas, onde se discutem temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados, numa agradável conversa nas manhãs de sábado.

As palestras poderão ser acompanhadas através do Twitter (Júlia Ramalho Pinto www.twitter.com/arpjulia) com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. Ainda em fase de teste, o evento está sendo transmitido via Ustream na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br.

6 comentários

  1. [...] Mais informações no site do Estação do Saber. [...]

  2. Fernanda Storck disse:

    Olá, tem alguma possibilidade de eu ter acesso ao vídeo Por que reler Alice com um áudio melhor?
    Aguardo ansiosa por retorno.
    Obrigada!

  3. Estação do Saber disse:

    Nanda,

    Infelizmente perdemos esse áudio, como ainda estamos em fase de experiência das transmissões, pode ser que ocorram alguns equívocos, como esse do áudio. Estamos nos especializando para proporcionar palestras com a melhor qualidade possível.

    Obrigada por nos acompanhar!

  4. [...] Myriam Ávila, autora do livro Rima e Solução: A Poesia Nonsense de Lewis Carroll e Edward Lear, a [...]

  5. Rafael Montoito disse:

    por favor, eu gostaria do email da professora Myriam Ávila, pois estudo Lewis Carroll, li um livro dela, e gostaria de entrar em contato com ela em busca de material. por favor, se puder me ajudar, envie o email dela para o meu.

  6. Estação do Saber disse:

    Olá Rafael, por favor entre em contato conosco pelo telefone 2551-7663 para mais informações.
    Obrigado.

Deixe um comentário