Palestra com Luciana Andrade Gomes – “Coletar imagens é garantir a construção da memória?”

14 de agosto de 2010

No século passado, para ter alguma imagem documentada, as pessoas se reuniam num só dia para fotografar toda a família. O fotógrafo, com sua máquina ‘lambe-lambe’, organizava todos os membros do clã para a foto especial que ficaria como memória para gerações futuras.

Hoje a realidade é outra. Com as câmeras fotográficas cada vez mais potentes, celulares que tiram fotos, redes sociais digitais que facilitam a divulgação da imagem, o que antes eram verdadeiros rituais se tornou tarefa do dia-a-dia. Todos podem registrar os momentos e armazenar imagens do presente sem dificuldades, com apenas um ‘click’.

Antes os álbuns eram impressos. Hoje, os álbuns são digitais. Diante desta evolução, muitos se perguntam se a simples captura de imagem basta para a construção da memória e da história. Para discutir o assunto, o Estação Pátio Savassi convidou a especialista em História da Cultura e da Arte, Luciana Andrade Gomes, para ministrar a palestra “Coletar imagens é garantir a construção da memória?”. no dia 14 de agosto (sábado), a partir das 11h, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi),

Segundo Luciana, hoje existe uma necessidade de captar e acumular imagens como garantia de organização e manutenção de uma memória. Com essa constatação a especialista vai questionar, exatamente, que tipo de memória é essa e como essa captação desenfreada de imagens pode interferir na construção da memória.

Luciana Andrade Gomes

Mestranda em Teoria da Literatura pela UFMG, pós-graduada em História da Cultura e da Arte e bacharel em Comunicação Social. Tem experiência na área de cinema e literatura contemporânea, atuando principalmente com os seguintes temas: intermidialidade e poéticas audiovisuais. É uma das autoras do livro “Areia, animal, arquivo e alcachofra: quatro ensaios inclassificáveis”.

Estação Pátio Savassi

O projeto é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. Em seu quinto ano de existência, conta com patrocínio l, do Ministério da Cultura e Lei Rouanet. As palestras são sempre aos sábados e gratuitas, onde se discutem temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados, numa agradável conversa nas manhãs de sábado.

As palestras poderão ser acompanhadas através do Twitter (Julia Ramalho Pinto www.twitter.com/arpjulia) com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. Ainda em fase de teste, o evento está sendo transmitido via Ustream na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br.

11 comentários

  1. VERA LUCIA FERREIRA disse:

    Muito bem explanado o tema, demonstrando domínio do assunto e expressando a real atualidade.
    Parabéns.

  2. Letícia Salles disse:

    Gostei muito da temática do mês de agosto. Super atual e pertinente. Excelente a forma como o tema da memória e da imagem foi tratado na palestra. Parabéns a equipe do Estação Saber! Como faço para ter acesso aos outros vídeos? Sou professora e seria interessante levar essas discussões para dentro da sala de aula.

  3. Márcio RAMS disse:

    Parabéns pela palestra! O tema foi muito bem abordado e sua apresentação foi excelente…Sucessos!

  4. Estação do Saber disse:

    Obrigado Márcio pelo seu comentário.
    Contamos com você nas próximas palestras!

    Equipe Estação do Saber

  5. Estação do Saber disse:

    Letícia, agradecemos sua colaboração!
    Os videos estão salvos no site, é so ir no item pesquisar e procurar por tema.
    Aguardamos você na próxima palestra!

    Equipe Estação do Saber

  6. Bruna disse:

    Parabéns pela palestra!!!! Adorei a apresentação que foi feita de forma muito clara! Valeu à pena.

  7. Estação do Saber disse:

    Agradecemos o elogio, Bruna.
    Te aguardamos nas próximas palestras.

    Equipa Estação do Saber

  8. marcos antonio v campos disse:

    Gostei , palesta bem elaborada e a palestrante tem bom conhecimento dos assunto . Parabens .

  9. Estação do Saber disse:

    Agradecemos sua presença!

  10. Diego Andrade disse:

    Parabéns! Demonstrou muito conhecimento em relação ao tema e ficou muito clara o idéia exposta!

  11. Estação do Saber disse:

    Obrigada Diego, lembrando que as palestras ficam arquivadas no site!

    Abs,

    Equipe Estação

Deixe um comentário