Palestra com Georg Otte – “Por que não temos mais tempo na era digital?”

28 de agosto de 2010


A evolução da tecnologia proporciona o acesso ilimitado à informação e facilita muito a vida moderna. Podemos conversar com qualquer pessoa no globo e trocar fotos, vídeos e músicas em “tempo real”. No entanto, a velocidade e a quantidade com que o conteúdo é disseminado no ambiente digital geram uma série de problemas.

Um desses problemas é a nossa percepção e o nosso aproveitamento do tempo. A cada dia passamos mais horas na internet. Segundo pesquisa do Ibope, o Brasil é o país que gasta mais horas navegando na rede. Cerca de 86% dos internautas brasileiros dedicam, em média, mais de cinco horas conectados às redes sociais e blogs. Desta forma, a cada dia fica mais difícil manter os nossos contatos, porque a troca constante de informações com um número crescente de pessoas toma cada vez mais tempo.

Para entender o porquê da mudança da percepção do tempo na era da internet, o Estação Pátio Savassi convida o doutor em Estudos Literário e Mestre em Letras Germânicas e Letras Românicas, Georg Otte, para ministrar a palestra “Por que não temos mais tempo na era digital?”. O encontro acontece no dia 28 de agosto, às 11h, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi).

A partir das idéias do filosofo e sociólogo da cultura, Walter Benjamin, Georg, um estudioso do autor, irá tentar explicar as causas da mudança de percepção do tempo na modernidade. “As idéias de Walter Bejamin até hoje servem de base para analisar as questões da modernidade. Exatamente por isso, acredito que também poderá nos ajudar a entender melhor as transformações da nossa época, em que tudo se tornou mais disponível, menos o tempo” acrescenta o palestrante.

Georg Otte
Doutor em Estudos Literários e Mestre em Letras Germânicas e Letras Românicas. Atualmente é professor associado na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e líder do GP Núcleo Walter Benjamin. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Walter Benjamin, Estética e Cultura.

Estação Pátio Savassi
O projeto é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. Em seu quinto ano de existência, conta com patrocínio do Ministério da Cultura e Lei Rouanet. As palestras são sempre aos sábados e gratuitas, onde se discutem temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados, numa agradável conversa nas manhãs de sábado.

As palestras poderão ser acompanhadas através do Twitter (Julia Ramalho Pinto www.twitter.com/arpjulia) com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. Ainda em fase de teste, o evento está sendo transmitido via Ustream na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br.

2 comentários

  1. Letícia Salles disse:

    Muito interessante! Parabéns!

  2. Estação do Saber disse:

    Agradecemos Letícia! Esperamos você em setembro

Deixe um comentário