Espaço público e manifestações culturais: nossas ruas são lugares do pleno habitar?

Eduardo França

Local: Pátio Savassi – Av. do  Contorno, 6061 Savassi – Belo Horizonte – MG
Início: 20/02/2009
Horário: 11h
Duração: 2h
Valor: Entrada Franca
Situação: Aberto

Aulas:

Passamos por esses lugares todos os dias. Entre um trajeto e outro, cruzamos praças e ruas, muitas vezes sem nos darmos conta do que está ao nosso redor. A Praça da Liberdade e seu conjunto arquitetônico, as belezas naturais da região da Pampulha, o grande fluxo da Avenida Antônio Carlos, os detalhes da Linha Verde e seu entorno. São esses espaços públicos que estão presentes no cotidiano dos belo-horizontinos, mas será que a população está atenta a estes locais e seus diferenciais?

Para refletir sobre o espaço urbano, a sociabilidade e a própria construção do meio em que vivemos o projeto Estação Pátio Savassi promove, em fevereiro, palestras para discutir o tema “Você habita sua cidade?”.

No encontro, Eduardo discutirá a importância de projetos de arquitetura e urbanismo que valorizem o espaço coletivo e os aproximem da população. Ele acredita que isso só é possível através de iniciativas que se identifiquem com a cultura e a necessidade locais. “Em nossas cidades, a arquitetura e o urbanismo normalmente não valorizam os espaços coletivos destinados à troca de experiências. Com isso, as ruas se tornam lugares sem identidade e que não permitem a manifestação da cultura daquele povo. Não possibilitando a interação entre os habitantes de uma comunidade, os espaços públicos se tornam locais pelos quais ninguém se sente responsável”, afirma.

Corpo Docente

•Eduardo França

Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Possui especialização em Gestão de Empreendimentos em Arquitetura. Fundador e editor da Revista Eletrônica “Diadorim Cultural” e sócio do escritório Estúdio Arquitetura.

Para inscrições e mais informações consulte:

Por telefone: 31-2551-7663

E-mail: contato@estacaodosaber.art.br

Horário de atendimento: 08 às 18hs

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe um comentário