“Relacionamentos, internet e redes sociais” é tema do 4º Encontro de Twitteiros Culturais de BH (10/6)

25 de maio de 2010


Atualmente, cerca de dois bilhões de pessoas usam a Internet, o que representa 26% da população mundial. O dado faz parte do Relatório Anual da União Internacional de Telecomunicações e revela que se o crescimento de usuários continuar neste ritmo a expectativa é que, em 2015, metade da população mundial esteja conectada à grande rede.

Já dados divulgados pelo Ibope Nielsen Online no início de março mostra que, a cada dia, mais brasileiros acessam a internet. Em janeiro de 2010, o número de usuários chegou aos 36,8 milhões de internautas, contra os 36,6 milhões em dezembro de 2009, representando um aumento de 0,8% em apenas um mês. A pesquisa revelou também que os brasileiros passam mais de 60 horas por mês navegando na internet. As redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter e MSN são uma das razões para que tantas pessoas passem grande tempo na net.

De acordo com dados divulgados pelo Google na sexta-feira, dia 28 de maio, com a lista dos sites mais visitados em todo o mundo em abril desde ano, o Facebook lidera o ranking. São 570 bilhões de page views e 540 milhões de usuários únicos por mês. A audiência do Twitter é de 96 milhões de visitantes, e o Orkut de 45 milhões.

Diante destes números expressivos, o “4º Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte (ETC_BH)” antecipa a temática do 6º ETC Brasil e discute sobre “Relacionamento, internet e redes sociais”, no dia 10 de junho (quinta-feira), a partir das 19h30, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi). O encontro tem a realização da Estação do Saber, curadoria e coordenação de Júlia Ramalho Pinto, patrocínio do Uni-BH e apoio do Shopping Pátio Savassi.

Dois dias antes de celebrar a data especial para os relacionamentos amorosos, uma vez que no calendário brasileiro 12 de junho é o Dia dos Namorados, o encontro vai analisar como as pessoas vêm utilizando as redes sociais para se relacionarem, sejam fazendo amigos ou para arrumar namorado. Além disso, serão discutidos os riscos, os encontros e desencontros, a privacidade, a distância geográfica e a importância da aparência física nos relacionamentos virtuais.

Para conduzir os debates, que serão mediados por Júlia Ramalho Pinto (www.twitter.com.br/arpjulia), diretora da Estação do Saber e coordenadora e curadora do ETC-BH, foram convidados as psicanalistas, Lilany Pacheco (www.twitter.com.br/lilanypacheco) e Cristiane Barreto Napoli; o jornalista, Salomão Terra (www.twitter.com.br/salomaoterra) e a dona de casa, Margaret Montandon. Salomão e Margaret se relacionam com diversas pessoas nas redes sociais e salas de bate-papo.

No Clima do Dias dos Namorados

Simultaneamente ao Encontro do ETC BH acontecerá a 2ª edição do #pegueTT, intervenção cultural urbana que terá como tema o “Amor”.

“Estaremos na semana do Dia dos Namorados e o ETC BH será sobre relacionamentos, porque não surpreender as pessoas que passam na rua com mensagens de AMOR?”, questiona Júlia Ramalho Pinto, coordenadora do ETC BH.

Internautas e Twiteiros poderão enviar, através do twitter (www.twitter.com/@arpjulia) e www.twitter.com/@ETC_BH) ou do site (http://www.estacaodosaber.art.br/), uma mensagem (até 140 caracteres), sempre com o código “#pegueTT”, com uma mensagem de amor.

“Idéia surgiu da junção de várias idéias legais que estão rolando no Twitter, como o Twitfestival de Barcelona e #doepalavras do Hospital da Baleia. A idéia é recolher estas frases e colocá-las em pássaros de origami azul (alusão ao símbolo do Twitter) e deixá-las em um ponto estratégico de Belo Horizonte. O objetivo é surpreender as pessoas que passam pela rua e chamar a atenção para a potencialidade que os 140 caracteres têm de mobilizar e sensibilizar as pessoas para as ações coletivas”, destaca Júlia.

O local da intervenção será anunciado pelo Twitter (www.twitter.com/@arpjulia) o dia 9 de junho à noite. Souber

Sobre o ETC

O evento é uma iniciativa da Poiesis do Publishnews com parceria da Estação do Saber. O encontro vem tomando proporções cada vez maiores, ao todo são 16 cidades participantes e 11 Estados mobilizados.

O principal foco é reunir os usuários virtuais do Twitter em um relacionamento ao vivo, numa conversa descontraída e sobre assuntos variados. É pensar a relação do Twitter com a cultura, forma de utilização e como o Twitter pode auxiliar na difusão de informações para públicos não interessados na área. A platéia poderá interagir com perguntas e colocações.

O debate poderá ser acompanhado através do Twitter (www.twitter.com/@ETC_BH) com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações e haverá transmissão via ustream no site da Estação do Saber (http://www.estacaodosaber.art.br).

Deixe um comentário