Temporada de Jazz

25 de agosto de 2009

8º FESTIVAL TUDO É JAZZ OURO PRETO

O evento, que tradicionalmente reúne grandes nomes do gênero musical na antiga Vila Rica, movimentará a cidade do dia 18 ao 20 de setembro.
Esse ano a homenagem é dedicada a uma grande cantora, uma das mais comoventes do jazz, que marcou o cenário musical com sua voz flexível, levemente rouca, e sua sensualidade à flor da pele. Há exatamente 50 anos atrás, 17 DE JULHO DE 1959, o mundo se despedia de Billie Holiday. Em setembro deste ano, o Festival Tudo é Jazz fará uma grande homenagem à inesquecível estrela do jazz.

Mais informações no www.tudoejazz.com.br
*Fonte: www.ouropreto.com.br

JAZZ FESTIVAL BRASIL

O maior evento do gênero do País comemora 100 apresentações e homenageia o jazzista Benny Goodman. Os shows acontecerão em Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, com músicos nacionais e internacionais

Produzido pela Soltz Cultural/Cultura Livre, o Jazz Festival Brasil 2009 traz aos palcos brasileiros expoentes internacionais do gênero: Bob Wilber (EUA); Dany Doriz & The Cave Huchette Quartet (França); Gangbé Brass Band (África); Gunhild Carling & Band (Suécia) e Swiss Dixie College Band (Suiça). A grande atração nacional é o grupo do escritor Luis Fernando Veríssimo: Jazz 6. Ao contrário do que muitos imaginam, a música surgiu na vida de Veríssimo muito antes da literatura.

O Jazz Festival Brasil também cumpre seu papel social. Desde a primeira edição, o evento convida crianças e idosos carentes para assistir às apresentações. Até a sexta edição, a produção já levou mil convidados, somando o público infantil e o idoso.
Exemplo da proposta do evento é a sessão gratuita no Grande Teatro do Palácio das Artes. A apresentação será realizada em um domingo, às 11h da manhã, simultaneamente à Feira de Artesanato da Afonso Pena.

O projeto nasceu em Belo Horizonte, no ano de 2001, como o nome Jazz Gerais. Já na primeira edição foi sucesso de público e crítica. Em 2005, por meio das Leis de Incentivo à Cultura Estadual e Federal, ultrapassou as fronteiras de Minas e conquistou os palcos de Brasília, passando a chamar-se Jazz Festival Brasil. No ano seguinte, mais quatro cidades entraram no roteiro: Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, comprovando que o jazz é um estilo apreciado em todo o Brasil. Com tamanho sucesso, em 2007, o Jazz Festival Brasil seguiu também para Aracaju, Belém, Tiradentes e Araxá.

Jazz Festival Brasil
Data: Recife – 20 a 22 de agosto / Rio de Janeiro – 24 a 26 de agosto / Belo Horizonte – 27 a 30 de agosto
Informações: (31) 3296.5624
*Fonte: Alisson Villa

SAVASSI JAZZ

O Savassi Festival: Jazz & Lounge é um festival anual de música instrumental realizado no espaço público, com franquia gratuita. Realizado desde 2003, tem aumentado o seu escopo e público a cada ano, alcançando cerca de 23.000 pessoas em 2008. Em 2006 foi alçado à condição de evento oficial da cidade de Belo Horizonte. Desponta, a passos firmes, como o maior festival de jazz do Brasil em termos de público e obtém, a cada ano, maior repercussão na mídia.

Shows na praça da Savassi, em frente à loja da TIM. O Savassi Fringe pretende integrar o jazz ao cotidiano dos cidadãos.
Dias 3 a 5 de setembro.

Praça da Savassi
5a feira
Bernardo Rodrigues e Jazz a Zero, 18:00h

6a feira
Jairo de Lara, 18:00h

Sábado
Célio Balona e convidados, 12:00h
Mais Informações www.savassifestival.com.br
*Fonte:www.savassifestival.com.br

Fonte: *

Deixe um comentário