SOCIAL MEDIA DAY – VITÓRIA

29 de junho de 2010

Sobre o Social Media Day

O Dia Mundial da Mídia Social não é uma data oficial, mas bem que poderia ser. Por causa disso, você está convidado a celebrar essa verdadeira revolução que assume as mídias como espaço privilegiado de diálogo social, participando do encontro a ser realizado no próximo dia 30 de junho, no Centro de Referência da Juventude (CRJ). O evento proposto pelo site Mashable, especializado na cobertura de mídias sociais localizado nos EUA, é constituído por uma rede de encontros indepententes em diversas cidades do mundo, como Nova York, São Francisco, Rio de Janeiro, São Paulo e mais de quinhentas outras cidades em todo o mundo, com previsão de mais de seis mil participantes.

As mídias sociais estão mudando a forma dos relacionamentos contemporâneos. Elas não alteram apenas a maneira como nos comunicamos, mas também afetam a forma como nos colocamos em contato com as pessoas, para obter informação ou outros tipos de trocas, organizar nossa participação em atividades, gerenciar nosso trabalho, agendar tarefas cotidianas e relacionamentos pessoais, e muito mais. De acordo com os idealizadores dessa mobilização, os encontros podem ter programações bastante flexíveis, indo de encontros informais a seminários técnicos e acadêmicos. O importante é estabelecer uma programação que esteja de acordo com as comunidades e grupos envolvidos.

Interesse para a cidade de Vitória e o Estado do Espírito Santo.

Não é preciso muito esforço para compreender a importância da promoção local de um evento como o Social Media Day no Espírito Santo. Aliás, o Estado tem-se mostrado pródigo em relação à preocupação com as mídias sociais, mas muito ainda precisa ser feito até que se possa dizer que elas passaram, de fato, a fazer parte do cotidiano da população. Pensando nisso, alguns grupos de interessados nas relações entre tecnologia e contemporaneidade decidiram promover um encontro no Centro de Referência da Juventude, com o fim principal de discutir questões de interesse local relativas à chegada das mídias sociais.

Na pauta estarão, entre outros tópicos, a discussão sobre a importância das mídias sociais para a produção e a difusão cultural. Afinal, ainda hoje a primeira observação feita pelos críticos é a de que as redes de relacionamento e de conteúdo são “vazias”, não raro uma perda de tempo. Até que ponto isso é verdade, e até que ponto as redes que se vem formando podem permitir efetivamente a democratização e a descentralização no contato com a arte e a cultura?

Para estabelecer um ponto bem específico de discussão, os organizadores da edição Vitória do Social Media Day discutirão um movimento que se articula para consolidar no Espírito Santo a presença de um dos principais programas de fomento à cultura já lançados no País, o Programa Nacional de Cultura Cultura Viva, conhecido principalmente pelos chamados Pontos de Cultura. Existem hoje apenas oito convênios de Pontos de Cultura em terras capixabas, contra mais de três mil (!) em território nacional, um fato mais que incompreensível, mesmo atentando para as justificativas dos gestores públicos responsáveis por sua implementação.

Ação coletiva para a consolidação do Programa Cultura Viva no Espírito santo

Exatamente para não depender tanto dos esforços públicos, os Pontos de Cultura do ES vem-se reunindo desde novembro de 2009 para criar alternativas de apoio à presença do Cultura Viva e de suas diversas ações no Estado. A questão mais importante é evitar a dispersão dos recursos já destinados aos PdC-ES e, também, pensar em formas de colaboração com os poderes públicos para fortalecer e ampliar a presença de outras redes associadas, como a dos Pontos de Leitura e dos Pontos de Mídia Livre.

A partir de agosto, serão iniciados os Laboratórios Colaborativos de Redação Criativa e de Formatação de Projetos Culturais. Até lá, os grupos e agentes continuarão suas reuniões para definir e formalizar contrapartidas entre os interessados na consolidação do Cultura Viva no ES (os PdCs, os PdLs, os PdMLivres, Tuxauas etc.); na convergência entre os projetos está prevista a apresentar de uma proposta para a TEIA-ES, um movimento que busca articular e dar visibilidade conjunta ao Cultura Viva de forma local, regional e nacional.

Dia mundial da mídia social, em Vitória

O Social Media Day de Vitória acontecerá no Centro de Referência da Juventude, espaço cada vez mais importante para a discussão e o ativismo em torno das questões sociais e culturais que interessam aos jovens de Vitória e dos municípios vizinhos. O evento terá apenas vinte vagas, por isso os intrápieressados devem fazer suas inscrições o mais rápido possível. O encontro terá início às 19h do dia 30 de junho, uma quarta-feira, e será iniciado por uma palestra com Orlando Lopes, doutor em Literatura Comparada e consultor sênior da Terceira Margem Consultoria, especializada no apoio à produção e difusão colaborativa de arte e cultura. O tema da palestra será “A importância das mídias sociais para o relacionamento dos Pontos de Cultura no Espírito Santo”, e contará com representantes de iniciativas e agentes como o PdC Cecaes, o Pontão Animazul, o Tuxaua Guará Digital e outros.

LOCALIZE-SE

O quê: Social Media Day – Vitória

Dia: 30 junho

Horário: 19h às 21h

Local: CRJ – Centro de Referência da Juventude

Vagas: 20
Inscrições:  http://terceiramargem.ning.com/events/social-media-day-vitoria

Página oficial do evento: http://www.meetup.com/Mashable/

Deixe um comentário