Representação na pintura da personagem Ofélia de Shakespeare

9 de junho de 2008

Não há outra personagem de Shakespeare que tenha sido mais retratrada na pintura do que Ofélia, da peça teatral Hamlet. Na palestra Ofélia na Pintura, Érika Vieira, do Centro de Estudos Shakespeareanos, analisa a representação da pesonagem em quadros de artistas como John William Waterhouse e Arthur Hughes. O evento acontece dia 17 de junho, no Teatro João Ceschiatti.

A personagem

Ofélia é uma das personagens secundárias da peça teatral Hamlet, do dramaturgo inglês William Shakespeare. Escrita em 1601 e considerada sua obra mais densa, Hamlet, obra e personagem, influenciaram profundamente a cultura ocidental. As modificações sofridas pela peça, em diversas encenações e apropriações por vários ramos da arte e da cultura popular, ao longo dos anos, revelam os gostos, os interesses, as questões e as preocupações das épocas, e auxilia na compreensão de como e porquê se constroem os mitos.

Paradoxalmente, o interesse de diversos pintores ao longo dos tempos recaiu exatamente sobre Ofélia, mais precisamente sobre sua loucura e sua morte nas águas. A predileção pela personagem, em detrimento de outras, é considerável: não há outra personagem de Shakespeare que tenha sido mais retratada na pintura. Desde 1740, quando se teve notícia das primeiras ilustrações da peça, ela foi retomada pelas artes plásticas como o arquétipo da donzela indefesa. Derivada do tipo feminino da noiva ou amada morta em plena juventude – tipo caro aos poetas românticos – representava um modelo espiritualizado e espectral de mulher.

A palestrante

Érika Viviane Costa Vieira é de Belo Horizonte, onde se formou em Inglês pela UFMG e fez mestrado em Literaturas de Expressão Inglesa. Lecionou inglês e literaturas de expressão inglesa em escolas privadas, instituições de ensino superior e na Faculdade de Letras da UFMG como professora substituta. No momento, está matriculada no doutorado em Literatura Comparada na UFMG e pesquisa adaptações de Hamlet para o romance contemporâneo. É membro do Centro de Estudos Shakespeareanos (CESh) desde 2003.

Serviço
Evento: Palestra Ofélia na Pintura – Centro de Estudos Shakespeareanos
Data: 17 de junho
Horário: terça-feira, 19h30
Local: Teatro João Ceschiatti
Entrada franca.
Balcão de Informações: (31) 3236-7400

Fonte: Fundação Clóvis Salgado

Deixe um comentário