Programação de junho de 2009

29 de maio de 2009

Hoje, além da economia, toda a sociedade é convocada a discutir a interação das dimensões sociais, ambientais e institucionais na busca do desenvolvimento sustentável. “Apenas discutir o avanço econômico é insuficiente diante tantos problemas que este modelo vem trazendo para os países e para o meio ambiente”, segundo a diretora da Estação do Saber, Júlia Andrade Ramalho Pinto. Qual o nosso papel diante das graves alterações climáticas? Das crises no fornecimento de água e energia? Sabemos que se não fizermos nada para mudar a realidade, o planeta sofrerá danos irreversíveis, que podem inclusive comprometer a forma de vida sobre a terra. Qual o papel da cultura no desenvolvimento de uma sociedade sustentável? Como pensar projetos culturais sustentáveis? A cultura mais acessível, através dos projetos culturais, pode auxiliar no desenvolvimento sustentável de nossa sociedade?

Em sintonia com esta preocupação coletiva, o projeto Estação Pátio Savassi, terá como tema no mês de junho “Quero saber sobre sustentabilidade”. Questões sobre o assunto serão debatidas e esclarecidas em palestras gratuitas, aos sábados, a partir das 11h, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 – Savassi).

Iniciando o mês, no dia 6 de junho, o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente, José Cláudio Junqueira Ribeiro, fará palestra com o tema “Resíduo é Energia”. No dia 20, o tema será “Cidade: Cultura e Sustentabilidade”, conduzido pelo Diretor Geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte , José Oswaldo Lasmar. E, para fechar o mês, no dia 27, o projeto recebe o Secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais, Paulo Brant, para falar sobre “Cultura e Sustentabilidade”.

No dia 13 de junho não haverá palestra devido ao feriado de Corpus Christi.

O projeto do Shopping Pátio Savassi com curadoria da Estação do Saber recebe, semanalmente, intelectuais, escritores e profissionais renomados para palestras gratuitas e bate-papos com o público no anfiteatro do shopping.

Fonte: Estação do Saber

Deixe um comentário