Primeiro museu interativo de Brasília

16 de outubro de 2009

O Espaço Israel Pinheiro, primeiro museu digital interativo de Brasília, estará lançando a proposta do Centro de Educação para a promoção do desenvolvimento sustentável, no próximo dia 20 de outubro, com a presença de público especializado/acadêmico e formadores de opinião, que se reunirá para a discussão e definição dos rumos e atividades prioritárias para o início do funcionamento desse Centro de Educação, em 2010. Após esse evento, que permitirá a apresentação de seu conteúdo multimídia e o lançamento do livro com sua base científica, será implantado um programa de educação cívica e ambiental para viabilizar sua abertura oficial à visitação pública e escolar, no início do próximo ano, durante as comemorações dos 50 anos da cidade.

O novo espaço cultural reúne ciência, arte e tecnologia na produção de conteúdos digitais. Conta com auditório para exibição de audiovisuais interativos por meio de aparelhos celulares, um mural com instalações multimídia, sala de jogos para crianças e um café cultural. Prevê-se o adensamento da vegetação do entorno do Espaço IP com espécies nativas do Cerrado, em parceria com a Novacap/GDF e Embrapa, com o objetivo de criar um jardim natural do Cerrado e uma trilha ecológico-educativa, segundo projetos de paisagismo (Dr. Ney Ururahy) e de educação ambiental (Prof. Vera Catalão – UnB).

Os jogos interativos permitem às crianças interagirem de forma lúdica com problemas reais do meio ambiente e descobrirem quais as melhores saídas para esses desafios. No auditório audiovisual serão exibidos filmes com enfoque nos biomas brasileiros, onde a platéia e os monitores interagem com a exibição utilizando aparelhos celulares. O primeiro conteúdo audiovisual já produzido é sobre o cerrado, conta com 3 horas e meia de duração e está estruturado em mais de 100 blocos, para a montagem on line de sequências pelos visitantes.
Durante o evento será lançado o livro Desenvolvimento, Justiça e Meio Ambiente, organizado por José Augusto Pádua, com prefácio do Professor Ignacy Sachs – uma das maiores autoridades internacionais em desenvolvimento sustentável. O livro é a base científica do Centro de Educação do Espaço Israel Pinheiro.

Assunto: Inauguração do Espaço Israel Pinheiro
Local: Praça dos Três Poderes – atrás do Mastro da Bandeira
Data: 20 de outubro de 2009
Horário: 10h30

Programação:
·10h30 Plantio simbólico de mudas de Ipê, com a presença de Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
·11h Apresentação do Prof. Dalmo Dallari e Prof. Ignacy Sachs e lançamento do livro Desenvolvimento, Justiça e Meio Ambiente, base científica do Centro de Visitação.
·12h Apresentação do conteúdo digital interativo produzido até o momento para o Mural, o Auditório e a Sala de Jogos para crianças pelo prof. Francisco Marinho e o artista digital Álvaro Andrade Garcia.
·14h Workshop com professores, pesquisadores e colaboradores para a definição de linhas de atuação, produtos e atividades prioritárias para o início do funcionamento do Centro de Educação em 2010, quando será oficialmente aberto à visitação pública, no contexto das comemorações dos 50 anos de Brasília.

Fonte: Álvaro Andrade Garcia

Deixe um comentário