PBH abre concurso Literário

19 de fevereiro de 2008

A Literatura contemporânea brasileira tem seu destaque cativo em Belo Horizonte. Por mais um ano, a Prefeitura lança conjuntamente os “Concursos Nacionais de Literatura Cidade de Belo Horizonte”, que este ano premia Poesia, Romance, Conto e Poesia – autor estreante, e João-de-Barro, destinado à literatura juvenil. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 11 de abril. Os regulamentos e fichas de inscrição dos dois concursos, que estão entre os mais importantes e tradicionais do país, podem ser encontrados no site da fundação municipal de cultura de Belo Horizonte.

O prêmio Cidade de Belo Horizonte, que completou 60 anos em 2007, manteve a busca por novos talentos com a categoria Poesia – autor estreante, criada no ano passado que só recebe obras de autores que jamais publicaram, de forma impressa, livro ou parte dele, qualquer gênero literário. As obras vencedoras das categorias Poesia, Conto e Romance recebem um prêmio de 20 mil reais e Poesia – autor estreante, 10 mil reais.

As inscrições para os dois concursos podem ser feitas de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, em dias úteis. Os trabalhos também podem ser encaminhados pelos Correios, por Sedex ou registradas com AR, para o endereço da Fundação Municipal de Cultura (Rua Sapucaí, 571, Floresta, cep 30150-050, BH-MG). Para os dois, não serão aceitas inscrições por fax ou e-mail. O João-de-Barro deste ano contempla duas obras com o prêmio de 10 mil reais, sendo uma escolhida por um júri técnico, composto por três especialistas em literatura juvenil, e outra por uma comissão formada por onze estudantes da Rede Municipal de BH, escolhidos pela Secretaria Municipal de Educação e pela Fundação Municipal de Cultura. Caso a mesma obra seja selecionada pelos dois júris, receberá o prêmio de 20 mil reais.

Os concursos só recebem obras inéditas em língua portuguesa. Cada autor, que deve se identificar, obrigatoriamente, por pseudônimo, pode inscrever um trabalho, sempre encadernado ou espiralado, em três cópias. O resultado dos concursos será publicado em agosto de 2008 no Diário Oficial do Município e no site www.pbh.gov.br/cultura .

Mais informações: 31-3277.9833 / 3277.8651 / www.pbh.gov.br/cultura/

Fonte: Fundação Municipal de Cultura

Tags: ,

2 comentários

  1. Socorro Abreu disse:

    Gostaria de saber se haverá concurso literário para o ano de 2010, gênero romance.
    Obrigada,
    Socorro Abreu

  2. Cristiane Guimarães disse:

    Este site é uma bênção,uma maravilha!Continuem assim!!

Deixe um comentário