O que é o diferente?

1 de março de 2011

Vivemos em uma época onde a correria, a agilidade e a pressa são palavras de ordem. Por isso, as coisas se tornam massificadas e padronizadas. Isso leva as pessoas a repetirem, muitas vezes, os modelos de sucesso, sem criatividade. Esta constatação pode ser notada nas artes, nos negócios e nos mais diversos setores da vida moderna. Será que isto é fruto do medo de ousar, de mudar, de se arriscar? O que nos impede de inovar?

Para sair da zona de conforto, do conformismo e experimentar novas formas de ver o mundo, o projeto Estação Pátio Savassi, que comemora seis anos de existência, volta, em 2011, reformulado e com muitas ideias inovadoras. Júlia Ramalho Pinto, curadora do projeto, adianta que algumas mudanças no formato do evento vão instigar e permitir maior debate entre os participantes. Esperem novidades!

“Uma iniciativa que alcançou a maturidade como o projeto Estação Pátio Savassi precisa se reinventar sempre, pois isto faz parte da dinâmica do processo de informação no mundo contemporâneo. O próprio tema central dos encontros vai estimular nossa criatividade e coragem de inovar, sair do comodismo, das fórmulas prontas”, explica Júlia.

Nos próximos seis meses, o tema do projeto será ‘Ver e Ouvir o diferente’. Os encontros serão quinzenais e contarão com a participação de dois convidados apresentando algo de novo em seus setores de atuação. Eles irão debater com o público sobre os pontos negativos e positivos destas mudanças, além da importância e dos benefícios que uma boa ideia pode trazer para a sociedade.

De acordo com a curadora, o objetivo de convidar dois participantes para conduzir cada bate-papo vai permitir um contraponto maior de ideias. Além disso, os encontros quinzenais permitirão maior interação do público, uma vez que antes, durante e depois dos encontros, as pessoas poderão participar dos fóruns e repercutir o assunto através das redes sociais e do site do projeto.

Siga também!

Outra novidade são os canais oficiais da Estação do Saber na web. Para acompanhar informações sobre o projeto Estação Pátio Savassi e outros projetos, não deixe de conferir:

Twitter da Estação do Saber

Fanpage no Facebook

Tags:

7 comentários

  1. [...] através da Estação Pátio, levará ao público do Pátio Savassi debates sobre a temática Ver e Ouvir o Diferente, com convidados de diversos segmentos discutindo aspectos de criatividade, inovação, fuga do [...]

  2. Flávio Bertelli disse:

    Julia.
    Desejo que as novidades tragam ainda mais sucesso às iniciativas que a Estação do Saber nesses seis anos vem exercitando. A idéia do contraponto ou das similaridades transversais é ótima. A complexidade da socidedade contemporânea tem trazido tantos questionamentos, novos ou antigos com novas formas, que, no caso da formação das subjetividades, é cada vez mais importante discutir. Além disso, certas áreas do conhecimento teimam em ficar estagnadas, cristalizadas no que às vezes já tiveram papel revolucionário. O contigente, hoje, tem um papel por vezes avassalador e o tempo não é mais somente o “senhor da razão”, mas muito mais do que isso, ele deixa de ser uma variável independente no processo histórico. A sociedade do conhecimento ou o capitalismo tardio, ou a terceira/quarta fase do capitalismo financeiro precisam mesmo serem discutidas com rigor. Parabéns.

  3. vera lúcia proença maldonado disse:

    Gostaria de participar do Projeto Estação do Saber.Se for possível gostaria de receber informações mais detalhadas. antecipadamente agradecida,aguardo resposta. Vera

  4. Estação do Saber disse:

    Olá Flávio, obrigado pelo apoio ao projeto. Neste ano teremos ainda mais novidades e debates cada vez mais enriquecedores.
    Continue nos acompanhando.
    Obrigado.

  5. Estação do Saber disse:

    Olá Vera, você é muito bem vinda no projeto. Bom, em breve daremos início à programação de 2011 da Estação Pátio. Aqui mesmo, pelo site da Estação do Saber, você poderá acompanhar às novidades e cobertura dos eventos.
    Este ano discutiremos o que é ser “diferente”. Também teremos novo formato de debate.
    Continue nos acompanhando para participar do projeto.
    Obrigado.

  6. Cristina Nascimento disse:

    Adorei saber das novidades!! Na medida do possível participarei dos encontros,ainda mais agora q serão quinzenais!! Vou priorizá-los!!É preciso parar,respirar fundo,refletir sobre a existência…ver e ouvir diferente.Vc está nos dando mais essa oportunidade!! Obrigada e parabéns!!

  7. vera lúcia proença maldonado disse:

    Fiquei muito feliz ao saber que fui aceita no programa da Estação do Saber. Antecipadamente agradecida,despeço-me ansiosa.Vera.

Deixe um comentário