NELSON SARDENBERG VOLTA AO PÁTIO SAVASSI PARA APRESENTAÇÃO DE KARATÊ

15 de maio de 2008

Devido ao grande sucesso da primeira apresentação no dia 10/5, o mineiro Nelson Sardenberg estará de volta ao projeto Estação Pátio Savassi, no dia 24 de maio, às 15h, para uma apresentação de karatê como parte da programação do projeto em homenagem ao Japão – celebrando os 100 anos da imigração japonesa no Brasil. A apresentação anterior reuniu mais de 60 pessoas e 30 atletas no Pátio Savassi.

No encontro com o público de Belo Horizonte, Nelson, que foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (1999) e Santo Domingo (2003) e medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio (2007), além de 15 vezes campeão brasileiro, explicará a arte do Karatê como expressão da cultura japonesa, além de se apresentar sozinho e com várias crianças convidadas.

O karatê é predominantemente uma arte que utiliza partes do corpo para realizar bloqueios e golpes como forma de defessa pessoal. Originalmente a palavra karatê era escrita com o ideograma “Tang” referindo-se à dinastia chinesa Tang, e o segundo “te” ou mão, por extensão, a mão chinesa, refletindo a influência chinesa nesse estilo de luta. Atualmente a palavra karatê siguinifica “arte das mãos livres”, ou seja, é uma arte praticada sem a utilização de artefatos como espadas e bastões. A filosofia desta arte milenar japonesa, e mais recentemente deste esporte, visa a preservação da integridade física e espiritual do praticante.

Nelson Sardenberg pratica um dos estilos mais tradicionais do Karatê, o shotokan, que caracteriza-se por bases fortes e pela predominância de movimentos de mão e chutes no máximo até o peito. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo movimento começa com uma defesa.

No Karatê shotokan são levados a sério fatos como a concentração e o estado de espírito, pois sem concentração a técnica de pouco serve, devendo estes dois atributos expandirem-se com a prática e a determinação.

Agenda: Apresentação de Caratê
Data: 24 de maio de 2008, sábado // Horário: 15h
Local: Pátio Savassi – Av. do Contorno, 6061 Savassi – L3 – Entrada Franca

Fonte: Estação do Saber

Deixe um comentário