Assista: Maestro Sílvio Viegas foi o primeiro convidado do segundo semestre do Estação Pátio Savassi

2 de agosto de 2012

A arte de combinar sons de maneira lógica e coerente é uma das artes que mais fascina as pessoas, pois a linguagem musical transcende as palavras e mexe profundamente com sentimentos e emoções dos indivíduos.

Para o maestro e pianista mineiro, Sílvio Viegas, a música é mais que um ofício ou uma paixão, é um ideal de vida. Seu engajamento é tanto, que seu talento e trabalho são reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Hoje, ele é aclamado pela crítica especializada como uma das mais gratas revelações da música brasileira nos últimos 20 anos.

Para falar sobre sua história de dedicação à música, o Maestro Sílvio Viegas é o convidado do projeto Estação Pátio Savassi para abrir o ciclo de palestras do segundo semestre de 2012. O encontro acontece no dia 9 de agosto, às 19h30, no anfiteatro (L2) do Shopping Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061 – Savassi).

Segundo a curadora do projeto, Júlia Ramalho Pinto, a escolha desse grande profissional se deve a sua trajetória, dedicação e importante contribuição para a música brasileira. “Conheci o Sílvio Viegas ainda adolescente, um apaixonado pelas óperas e certo que queria ser maestro. Ele não só seguiu a carreira que anunciara ainda muito jovem, como se tornou uma referência na regência de óperas e professor universitário. Não há dúvida que seu trabalho é cada vez mais reconhecido e admirado”, conta Júlia.

Um pouco de sua história

Sílvio Viegas começou sua carreira em 1994. Natural de Belo Horizonte, estudou regência na Itália e é Mestre em Regência pela Escola de Música da UFMG, tendo sido discípulo de Oiliam Lanna, Sérgio Magnani e Roberto Duarte.

Com 18 anos de carreira, já esteve à frente das Orquestras Sinfônica Brasileira, Petrobrás Sinfônica, Sinfônica de Minas Gerais, Filarmônica do Espírito Santo, Sinfônica de Burgas (Bulgária), Sinfônica do Festival de Szeged (Hungria), Orquestra do Algarve (Portugal), Coro e Orquestra Sinfônica Del Sodre (Uruguai), entre outras.

Durante dois anos foi Diretor Artístico da Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte (MG). Atualmente, é diretor artístico interino da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro. Viegas tem também uma ligação estreita com a dança, já dirigiu os balés Giselle, Coppelia, Quebra-Nozes e Carmen.

Estação Pátio Savassi

O Projeto Estação Pátio Savassi é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. O projeto está no sétimo ano de realização, com palestras gratuitas e quinzenais, onde são discutidos temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados.

As palestras podem ser acompanhadas através do Twitter do projeto Estação Pátio Savassi (http://twiter.com/estacaopatio; do Twitter da curadora http://twitter.com/arpjulia e da Estação do Saber http://twitter.com/estacaodosaber, com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. Através dessas redes sociais, o público poderá participar do evento enviando perguntas para os convidados antes, durante e depois dos encontros.

O evento também é transmitido via Ustream, na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br (salvo por problemas de ordem técnica das operadoras de internet).

Transmissão a partir das 19:30


Live broadcast by Ustream

Tags: , , , ,

2 comentários

  1. Luiz Otávio Pereira disse:

    A data está errada. 09 de agosto não é sábbado.

  2. Luiz Otávio Pereira disse:

    Fiz confusão. a nota não informa que é sábado. Desculpe.

Deixe um comentário