Lançado Prêmio Vivaleitura 2008

28 de março de 2008

A edição de 2008 do Prêmio VIVALEITURA, maior premiação individual para o incentivo à leitura no Brasil, foi lançada durante o 3° Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado nesta quarta-feira, 26 de março, em Brasília.

O valor do prêmio este ano será de R$ 30 mil, para cada um dos vencedores nas três categorias – Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade, que compreende empresas, organizações não-governamentais, pessoas físicas, universidades e instituições sociais -, além de troféu e diploma. As inscrições poderão ser feitas de 2 de abril a 8 de julho.

VIVALEITURA

O Prêmio, que faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer boas práticas de leitura. Iniciativa dos Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), é realizado e patrocinado pela Fundação Santillana, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

“O VIVALEITURA revela um Brasil pulsante, um país transformando-se em uma sociedade leitora a partir da iniciativa de uma infinidade de pessoas no Brasil inteiro, essa é a importância do Prêmio. Ao mesmo tempo em que reconhece essas ações, mapeia e nos propicia condições de enxergar em todo Brasil quais são as características dessas ações culturais na área de leitura”, explica Jéferson Assumção, coordenador do Livro e Leitura do MinC.

Assumção ressalta que este terceiro ano da premiação tem acumulado mais de cinco mil ações, mostrando como o tema da leitura está viva no Brasil. Lembra, ainda, que o PNLL se articula com o Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura e reconhece uma série de ações culturais na área da leitura, promovidas para além dos governos. “São atividades realizadas por indivíduos, por organizações, por professores nas escolas, mostrando toda uma dinâmica que envolve essa ação cultural. Todas essas ações articulam muito com a própria diversidade cultural brasileira.”

Regulamento, Inscrições e Resultado – Em breve, estará disponível no site da premiação (www.premiovivaleitura.org.br) o Regulamento do Prêmio VIVALEITURA 2008. As inscrições poderão ser feitas pela Internet ou pelos Correios. Em outubro, serão anunciados os 15 finalistas, sendo cinco de cada uma das três categorias, e os três indicados para Menção Honrosa. A cerimônia de premiação está prevista para acontecer no mês de novembro, em Brasília.

Fonte: Ministério da Cultura

Deixe um comentário