Grupo Galpão: A Paixão segundo Ouro Preto.

7 de abril de 2009

A ocasião não poderia ser melhor para o Grupo Galpão tirar do baú uma de suas realizações mais elogiadas: A Paixão segundo Ouro Preto, especial exibido em 2001 pela Rede Globo. Nesta semana santa, o público de Belo Horizonte e de Ouro Preto vai poder conferir, em salas de cinemas das duas cidades, a versão do espetáculo A rua da amargura, de Gabriel Villela. O clima solene, o cenário espetacular da antiga Vila Rica, o talento dos atores e o premiado texto chamam a atenção no DVD, que será lançado esta semana.

Gravado no Teatro Municipal de Ouro Preto, o mais antigo em atividade na América Latina, e nas ladeiras da cidade histórica mineira, o programa contou com a participação de Paulo José, uma espécie de narrador. A adaptação ficou a cargo de Geraldo Carneiro e de Gabriel Villela.

Nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo são narrados em linguagem melodramática, ambientada nos dias atuais. Os folguedos e o folclore do interior mineiro foram associados à interpretação circense dos atores do Galpão. O especial mescla, na medida exata, humor, drama e poesia.

FÉ A fé popular é outra fonte de inspiração do programa, que nasceu de um dos espetáculos de maior sucesso do Galpão. “Acho bacana o DVD, porque mantém vivo e preserva A rua da amargura – encontro feliz com o Gabriel Villela, um espetáculo bonito. Traz ainda a tradição das celebrações religiosas”, diz a atriz Fernanda Vianna, integrante da companhia.

A peça A rua da amargura surgiu das referências populares do interior presentes no imaginário do encenador Gabriel Villela. A versão dele para os 14 passos lacrimosos de Jesus surgiu em 1994. O ponto de partida é o texto O mártir do calvário, do dramaturgo português Eduardo Garrido, escrito em 1902.

A Paixão segundo Ouro Preto
Lançamento de DVD do Grupo Galpão.

l BH: hoje, às 21h30, no Cineclube Unibanco Savassi, Rua Levindo Lopes, 358, Savassi.

l Ouro Preto: amanhã, às 20h30 e às 21h30, no Teatro Municipal, Rua Brigadeiro Musqueiro, s/nº.

Sessões gratuitas. O DVD pode ser adquirido
no site www.grupogalpao.com.br.
Informações: (31) 3463-9186.

Fonte: Jornal Estado de Minas

3 comentários

  1. Paulo Lima disse:

    Tudo de bom, assisti quando foi ao ar na globo e agora vou adiquirir o dvd. Acompanho o GRUPO GALPÃO a muitos anos e amo o trabalho deles com sua linguagem própria e abrangendo o nosso folclore brasileiro, principalmente o circo….
    Forte Abraço….
    Glapão tudo de bom….

  2. sou coordenador de cultura ,e gostariamos de adquirir um para isibir essa obra brilhante ,tentei entra mais nao consegui

  3. Estação do Saber disse:

    Olá Cleiton, obrigado pelo retorno. Bem, sugerimos a você acessar o endereço oficial do Grupo Galpão na internet: http://www.grupogalpao.com.br/
    Através do site você certamente poderá entrar em contato com a Cia e solicitá-los!
    Grande abraço

Deixe um comentário