Fórum das Letras

19 de outubro de 2009

Promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e idealizado pela escritora Guiomar de Grammont, o Fórum das Letras de Ouro Preto foi concebido com a intenção de promover o diálogo entre autor e público participante, além de valorizar a importância de Ouro Preto, cidade pela qual passaram ou viveram escritores de várias escolas ao longo da sua rica história cultural.

No ano da França no Brasil, a literatura nacional recebeu homenagem em Paris. Autores brasileiros foram um dos principais atrativos do 5º Salão do Livro da América Latina, que aconteceu entre os dias 14 e 17 de maio, na capital francesa. Luís Fernando Verissimo e Zuenir Ventura, dois dos nossos mais conhecidos escritores no exterior, participaram do evento por meio de debates e conferências, e falaram sobre o mútuo fascínio que sempre caracterizou as relações entre os dois países.

O premiado novelista e ensaísta Stéphane Audeguy é uma das presenças previstas. Audeguy é autor de “Filho Único”, no qual escreve uma autobiografia fictícia do irmão do pensador iluminista Jean-Jacques Rousseau, François Rousseau. Ainda entre os franceses, está confirmada apresença do grande historiador François Dosse, além da editora Anne-Marie Metailié, convidada especial em homenagem aos 30 anos das edições Metailié, uma das principais editoras francesas especializadas em literatura de língua portuguesa.

Também participam dessa edição do Fórum das Letras o bósnio Sasa Stanisic, os portugueses Gonçalo Tavares e Margarida Paredes, os brasileiros Humberto Werneck, Ruy Castro, Fernando Morais, Heloísa Seixas, Mary Del Priore, e autores que também atuam no jornalismo, como José Castello e Edney Silvestre. O encerramento será em grande estilo, com aula-show de José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski.

Além de promover o contato entre adultos e autores, o Fórum das Letras orgulha-se de estimular a aproximação das crianças e o universo literário. A programação do Fórum das Letrinhas, também montada a partir de 2005, já contou com a presença de Leo Cunha, Talita Rebouças, Mário Vale, Ângela Lago, Tony Bellotto, entre muitos outros. As oficinas voltadas para o público infantil são outro destaque. Nelas, os pequenos têm, a cada ano, a oportunidade de saber mais sobre prosa, poesia e culinária, sempre misturando as técnicas ao aprendizado lúdico.

Dia 29 de outubro a 02 de novembro, em Ouro Preto.
Inscrições e programação completa no site www.forumdasletras.ufop.br

Fonte: UFOP

Deixe um comentário