Festival do Minuto

19 de abril de 2010

A exposição O Minuto e a Cidade – Festival do Minuto: A Resposta começou exibindo 62 vídeos do acervo do Festival do Minuto com a temática da cidade. A proposta da Mostra é convidar o público a discutir a questão do espaço urbano através da produção de vídeos em resposta aos vídeos do acervo.

Os vídeos devem ter duração máxima de 1 minuto. Devem ser enviados para o concurso MINUTO CIDADE: A RESPOSTA, no site www.festivaldominuto.com.br até o dia 30 de abril de 2010.

Os melhores vídeos-resposta serão integrados semanalmente à exposição, num monitor destacado, e o melhor minuto será premiado com R$ 2 mil.

Os 62 vídeos que iniciaram esta exposição podem ser assistidos no site.

O MINUTO E A CIDADE

Festival do Minuto: a resposta

O vídeo é o pincel, o lápis, o cinzel e, mesmo, o cinema do século 21. O vídeo circula pela internet como meio de convocação, de simples comunicação ou de pura expressão. É um modo da criação e da descoberta de si, do outro, da vida e do mundo. Laboratório sem limites da invenção sem fronteiras, é também uma privilegiada praça pública de discussão.

Em 2009, o Festival do Minuto trouxe para o MASP a exposição 1000 minutos de 80 países. Em 2010, propomos uma reflexão sobre a CIDADE.

A cidade era uma solução, está virando um problema. E quanto maior a cidade, maiores os problemas. Morar, deslocar-se, trabalhar, sonhar, amar: tudo pode transformar-se em pequenas aventuras, às vezes trágicas.

Nosso humor e paciência são desafiados a cada segundo quando circulamos pelo espaço público. Excesso de água, de carros, de gente e uma montanha de outros excessos em todos os cantos aumentam significativamente nossos índices de frustração e diminuem significamente a qualidade de nossas relações e das coisas que podemos fazer juntos na cidade. Montanhas de excessos e montanhas de carências interpõem-se entre a idéia de Cidade e cada um de seus habitantes. E, no entanto, a cidade é nossa realidade…

Na grande galeria de arte contemporânea do MASP, que um dia já foi chamada de hall cívico, vídeos selecionados do acervo do Festival serão exibidos como modo de estimular e convidar as pessoas a realizarem seus próprios vídeos-respostas sobre a cidade. A idéia da interatividade é, aqui, central – tanto quanto a da exposição que, enquanto se realiza, cresce com a participação daqueles mesmos que a vêem. Ver e fazer estão em convergência.

Os melhores vídeos-respostas serão integrados semanalmente à exposição, num monitor destacado. E haverá um prêmio especial para o melhor dentre todos os vídeos enviados ao longo do evento.

Os vídeos devem ter duração máxima de 60 segundos, incluindo créditos. Devem ser enviados para o site www.festivaldominuto.com.br até o dia 30 de abril de 2010. O vídeo vencedor será exibido na exposição a partir do dia 3 de maio.

Deixe um comentário