Davi Arrigucci Jr. analisa contos de Machado de Assis

29 de setembro de 2008

Dia 2 de outubro, quinta-feira,

às 19 horas.

Teatro da Biblioteca

O universo machadiano continua em foco na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. No dia 2 de outubro, o professor, ensaísta e crítico literário Davi Arrigucci Jr. participa de palestra no Teatro da Biblioteca, para falar ao público sobre a obra de Machado de Assis. O evento faz parte da programação da SUB dentro das celebrações do Ano Nacional Machado de Assis, instituído pelo Ministério da Cultura.

O tema da palestra será Machado de Assis contista, em que Arrigucci Jr. comentará também a concepção do gênero conto e os traços de sua poética narrativa. O ensaísta analisará detalhadamente algumas histórias que integram dois dos principais livros de Machado: Papéis avulsos e Várias histórias.

Davi Arrigucci Jr. é graduado em Letras e doutor pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, onde lecionou de 1965 a 1996. Um dos mais renomados críticos brasileiros, Arrigucci Jr. é autor de O escorpião encalacrado (sobre Julio Cortázar), Humildade, paixão e morte: a poesia de Manuel Bandeira, O cacto e as ruínas (sobre Manuel Bandeira, Murilo Mendes e o modernismo brasileiro) e Coração partido (sobre Carlos Drummond de Andrade). Em 1979, recebeu o Prêmio Jabuti pelo melhor livro de ensaios (Achados e Perdidos) e o Prêmio APCA de 1987 (Enigma e Comentário). Em 2003, Davi Arrigucci Jr., que sempre escreveu ensaios, estreou com seu primeiro romance de ficção, Ugolino e a perdiz, o que lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Jabuti de Literatura em 2004.

A palestra acontece às 19h e a entrada é franca.

Serviço:

Machado de Assis – contista , com Davi Arrigucci Jr.

Local: Teatro da Biblioteca

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa – Praça da Liberdade, 21, Funcionários – BH-MG

Data: 02 de outubro, quinta-feira

Horário: 19h

ENTRADA FRANCA

Mais informações: (31) 3269 1166 ramal 120 / dail.sub@cultura.mg.gov.br

Fonte: Biblioteca Pública

Deixe um comentário