ABRACE completa 10 anos e realiza o V congresso em Belo Horizonte

23 de outubro de 2008

A Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes cênicas (ABRACE) promoverá de 28 a 31 de outubro de 2008 o V Congresso da associação que proporá discussões sobre o tema “Criação e Reflexão Crítica”. A abertura será no dia 28 de outubro, terça-feira, no Grande Teatro do Palácio das Artes, e reúne palestras com estudiosos e artistas nacionais e internacionais, lançamento de livros e programação cultural. A entrada é franca para inscritos no Congresso e público em geral.

Nos outros dias a programação segue nas dependências da Escola de Belas Artes da UFMG. Estão previstas mesas-redondas, palestras, apresentação de trabalhos de pesquisa e espetáculos. Segundo o atual presidente da ABRACE, o professor Fernando Mencarelli, da UFMG, “o objetivo do V Congresso é compor um amplo painel de atividades que se ocupem da relação entre a criação em artes cênicas e a reflexão crítica e possibilitem conhecer, discutir e difundir os avanços e o quadro atual das pesquisas e da pós-graduação nesta área”.

Para a realização do V Congresso foram formados um comitê científico de pesquisadores de todo o país e uma comissão organizadora composta em sua maioria por professores da Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG. A intenção é continuar o trabalho conjunto e contínuo de fortalecimento das Artes Cênicas brasileiras, da pesquisa acadêmica, tanto de caráter científico quanto artístico stricto sensu, e da qualificação dos pesquisadores da área, com base no êxito obtido em congressos e reuniões anteriores. “Ao longo de sua trajetória, a ABRACE demonstrou ter um papel fundamental no fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação em Artes Cênicas, consolidando-se como associação dos programas de pós-graduação e dos pesquisadores que se dedicam ao teatro, à dança, à performance, ao circo e às demais manifestações das artes do espetáculo. Acreditamos que as ações desenvolvidas nos quatro dias de encontro contribuam para a reflexão sobre a relação entre a criação e o pensamento crítico e para o amadurecimento da própria ABRACE na produção de conhecimentos na área”, acrescenta F. Mencarelli.
O Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG é o anfitrião do evento, contando com a parceria da Universidade Federal de São João del Rei, da Universidade Federal de Uberlândia e da Universidade Federal de Ouro Preto, com financiamento da CAPES, do CNPq e da FAPEMIG, e com inúmeros apoios, entre eles a Fundação Clóvis Salgado e o Centro Cultural da UFMG.
Acesse o site da ABRACE – Universidade Federal de Minas Gerais www.portalabrace.org

Fonte: Guia Entrada Franca

Deixe um comentário