Abertas inscrições para o concurso

4 de abril de 2008

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, abre inscrições para o concurso “A Arte de Ler e Contar Histórias”, destinado a leitores e contadores de histórias para crianças e jovens. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 2 de abril a 16 de maio, de segunda a sexta-feira, na sede da Fundação Municipal de Cultura, nos Centros Culturais Alto Vera Cruz, Liberalino Alves de Oliveira , Pampulha, São Bernardo, Vila Marçola, Zilah Spósito, Venda Nova, Lagoa do Nado, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte e nas Bibliotecas Regionais , sempre no horário de funcionamento dos locais. O regulamento está no site www.pbh .gov.br/cultura.

O concurso busca revelar novos contadores e leitores de histórias, difundir a leitura de obras da Literatura e da Tradição Oral, além de manter a tradição de ler , contar e ouvir histórias. Dessa maneira, o concurso está dividido em quatro categorias : leitor de histórias para crianças; leitor de histórias para jovens; contador de histórias para crianças; contador de histórias para jovens. Os interessados devem se inscrever em apenas uma dessas categorias.

O julgamento ocorre em duas etapas. A primeira, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, obedece a um cronograma que será divulgado no dia 2 de junho. Os candidatos terão no máximo 15 minutos para a apresentação e não será permitida a utilização de trilha sonora, cenário e figurino. Serão classificados 5 candidatos por categoria para a etapa final, que acontece em agosto, durante o 9º Encontro das Literaturas, nos dias 9 e 10. O 9º Encontro das Literaturas, inteiramente realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, dá continuidade ao extinto Salão do Livro & Encontro de Literatura e apresenta o tema literaturas populares, reunindo um grande número de escritores, professores e pensadores ligados à área, para uma série de palestras, debates e seminários, além de uma Feira voltada para autores independentes, pequenas editoras, selos, cooperativas e associações editoriais.

As comissões julgadores do Concurso serão designadas pela Fundação Municipal de Cultura. Cada um dos cinco classificados de cada categoria para a etapa final recebe um vale-livro no valor de 300 reais, a ser trocado durante o 9º Encontro das Literaturas . Na etapa final, os primeiros colocados recebem um vale-livro no valor de 500 reais , os segundos colocados no valor de 300, terceiros, um vale-livro de 200 reais, quartos e quintos, no valor de 100 reais. Além dessas, há uma premiação bônus de 100 reais em vale-livro para o primeiro colocado de cada categoria pela votação da platéia .

Mais informações: (31) 3277-9833 / 3277-8651 / concursos.fmc@pbh.gov.br

Fonte: PBH

Deixe um comentário