7º Festejo do Tambor Mineiro

12 de agosto de 2009

16 de agosto, domingo, 10 horas da mãnha

Rua Ituiutaba, 339 Prado

Alegria, dança e cultura são a mistura perfeita do 7° Festejo do Tambor Mineiro

Cultura, religiosidade, dança e batuque. Esses são os ingredientes da contagiante mistura da manifestação popular Festejo do Tambor Mineiro. O evento, que celebra a cultura afro-brasileira e promove interação, diversidade e muita música ao ar livre, será realizado no bairro Prado, região Oeste de Belo Horizonte, 16 de agosto, às 10h. Ao som dos tambores, o público poderá curtir o espetáculo em dois quarteirões da tradicional rua Ituiutaba. Este ano, o ingresso de entrada será um quilo de alimento não perecível, a ser doado para as Guardas do Congado que se apresentarem no evento.

A comemoração, idealizada pelo multiartista Maurício Tizumba, é promovida anualmente desde 2003, e visa a valorização e divulgação da cultura afro-mineira e do Congado de Minas Gerais. A atração espalha alegria pelas ruas e envolve a plateia que, em 2008, reuniu mais de 10 mil pessoas, público esperado para 2009. O cortejo reverencia a cultura africana, celebrando o resgate da identidade cultural negra. “O Festejo é um evento de valorização do tambor mineiro e um momento em que se pretende quebrar preconceitos e fazer com que as pessoas aprendam a conviver com as diferenças”, afirma Tizumba.

Nesta edição, as atrações artísticas que encantarão os espectadores serão compostas por 10 Guardas de Congado, artistas e grupos Mineiros. Entre eles estão Sérgio Pererê, Moçambique Velho Africano, Guarda de Congo Feminina de Nossa Senhora do Rosário, Guarda Vilão Santa Efigênia, Guarda de Caboclo São Jorge e Mauricio Tizumba. O evento conta com o patrocínio da empresa Contax, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e do Banco Mercantil do Brasil pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. A realização é da NAPELE Produções.

Mais informações no site www.festejotambormineiro.com.br

Fonte: Christina Ribeiro

Deixe um comentário