5º ETC_BH “Twittando e Informando” e 3ª Intervenção “A palavra na cidade” #twittareh

17 de agosto de 2010

Continuação

Confiram a intervenção Cultural do dia 28 de agosto

5º Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte  discute sobre a informação nas redes sociais.

É possível divulgar uma notícia em 140 caracteres? Com o crescimento das redes sociais na web, veículos de comunicação e jornalistas, cada dia mais, aderem às novas tecnologias e ferramentas como Twitter, Orkut e Facebook para estreitar a relação com seus públicos de interesse, informando de forma instantânea, rápida e objetiva.

Em março de 2010, o presidente da CNN divulgou estar mais preocupado com as redes sociais do que com a FOX, seu principal concorrente. Segundo aponta um estudo realizado pela S2 Comunicação Integrada, mais de 80% dos jornalistas brasileiros que utilizam as redes sociais o fazem por motivos profissionais. A partir desta constatação e diante das grandes possibilidades das redes sociais, o 5º Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte (ETC_BH) tem como tema “Twittando e informando”. O objetivo do evento é discutir e entender o que muda no processo de gerar, consumir e divulgar informação a partir da popularaização das redes sociais.

O encontro será no dia 1º de setembro (quarta-feira) a partir das 19h30, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi). O evento é realizado pela Estação do Saber, e contará nesta edição, com coordenação de Júlia Ramalho Pinto e Slomão Terra, patrocínio do Uni-BH e apoio do Shopping Pátio Savassi.

Recente pesquisa realizada pela Newlink e divulgada em Miami (EUA) afirma que as transformações dos veículos de comunicação na América Latina ficarão ainda mais aceleradas nos próximos anos, com o impacto das redes sociais. A mudança será tão significativa, que o presidente da Newlink, Sérgio Roitberg, comparou esta revolução da comunicação ao ocorrido a partir da Revolução Industrial.

Para debater o assunto, o 5º Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte (ETC_BH) contará com a presença do jornalista e analista de redes sociais e mediador do debate, Salomão Terra (www.twitter.com.br/salomaoterra); da jornalista e especialista em novas tecnologias de comunicação, Lorena Tarcia (www.twitter.com.br/lorenatarcia); e do jornalista, Rogério Tavares; e da diretora da Estação do Saber, Júlia Ramalho Pinto (www.twitter.com/@arpjulia).

Salomão Terra acredita que o evento será uma oportunidade de “apresentar e debater o uso de uma das mais amplas e acessíveis ferramentas digitais. Neste sentido, ainda teremos uma conversa enriquecedora sobre todo o ciclo que envolve a comunicação através deste serviço”.

Twittar é…
Para antecipar as discussões do 5º ETC_BH, uma intervenção urbana denominada “Twittar é…” acontecerá em Belo Horizonte (MG). Internautas e Twiteiros poderão enviar, através do twitter (www.twitter.com/@arpjulia e www.twitter.com/@ETC_BH), ou do site (http://www.estacaodosaber.art.br/), uma mensagem (até 140 caracteres), sempre com o código “#Twittareh”, explicando o que é o Twitter.

No dia 28 de agosto, em alguma praça da cidade, as pessoas encontrarão vários origamis em forma de pássaros azuis, nos quais estarão escrito as explicações dos internautas sobre o que é essa rede social, a que mais se popularizou nos últimos meses.

Segundo Júlia Ramalho Pinto, “o objetivo da intervenção é perceber como as pessoas entendem o que é essa ferramenta de comunicação e instigar a curiosidade de quem nunca teve o interesse de conhecer a rede social.”

A intervenção será coordenada pela Assistente Social, Camila Alvarenga @camilatuti, com o apoio dos alunos de jornalismo do Uni-BH.

Sobre o ETC

O evento é uma iniciativa da Poiesis do Publishnews com parceria da Estação do Saber. O encontro vem tomando proporções cada vez maiores, ao todo são 17 cidades participantes e 14 Estados mobilizados.

O principal foco é reunir os usuários virtuais do Twitter em um relacionamento ao vivo, numa conversa descontraída e sobre assuntos variados. É pensar a relação do Twitter com a cultura, forma de utilização e como o Twitter pode auxiliar na difusão de informações para públicos não interessados na área. A platéia poderá interagir com perguntas e colocações.

O debate poderá ser acompanhado através do Twitter (www.twitter.com/@ETC_BH) com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações e haverá transmissão via ustream no site da Estação do Saber (http://www.estacaodosaber.art.br).

Um comentário

  1. Viviane Ferreira disse:

    Parabéns galera! Evento lindo, artístico, tecnológico, contemporâneo! Tô dentro!

Deixe um comentário