3ª Conferência do Esporte Mineiro e 1ª Feira do Empreendedorismo Esportivo

4 de maio de 2010

Empreendedorismo Esportivo

A 1ª Feira do Empreendedorismo Esportivo de Minas Gerais acontecerá simultaneamente à 3ª CEM, reunindo num representantes municipais e instituições do 1º, 2º e 3º setores, que estarão expondo produtos e serviços ligados ao esporte. A Feira do Empreendedorismo Esportivo de Minas Gerais será uma oportunidade para articular o setor produtivo e de serviços relacionados às atividades físicas e esportivas, aproveitando oportunidades criadas pelo sediamento de grandes eventos esportivos em Minas e no Brasil.

3ª Conferência do Esporte Mineiro

A 3ª Conferência do Esporte Mineiro acontecerá nos dias 05 a 07 de maio de 2010, no Minascentro, em Belo Horizonte (avenida Augusto de Lima, nº 785 – Centro). O encontro definirá as ações para a construção de uma política esportiva integrada, representando as necessidades dos setores envolvidos na promoção do esporte no estado. A  Conferência terá como objetivos consolidar o espaço de diálogo entre o Estado e a sociedade, mobilizar os agentes públicos do Estado e municípios para aperfeiçoar a estruturação institucional e política de esporte e lazer, promover ampla mobilização, articulação e participação popular em torno da análise do atual Sistema Nacional de Esporte e estabelecer os territórios esportivos.

Também estão entre seus objetivos a verificação da efetividade esportiva provocada pela realização das Conferências de Esportes anteriores, o estabelecimento de subsídios para a revisão do Plano Estadual de Esportes, a utilização dos resultados das conferências como ferramentas promotoras de desenvolvimento esportivo e o fortalecimento das políticas municipais, estaduais e nacional do esporte.

As discussões da 3ª CEM serão realizadas por delegados eleitos nas etapas municipais e regionais, que ocorreram até o dia 10 de abril de 2010, e por pessoas interessadas devidamente cadastradas no sitio www.esportes.mg.gov.br. O produto final desta conferência servirá como subsídio para a formatação do Plano Mineiro do Esporte que orientará o esporte durante os próximos 10 anos.  Confira a programação.

No dia 05/05 das 9 às 11 horas da manhã, Júlia Ramalho Pinto e Rafaela Coutinho Lamêgo, falarão sobre Coaching: A nova estratégia de desenvolver líderes.

A conferência  tem por objetivo apresentar a metodologia de desenvolvimento do líder-Coach. Este tipo de liderança é aquela na qual o líder/ treinador serve sua equipe preparando-a, e dando condições necessárias para o seu bom desenvolvimento. Um líder que potencializa ‘sua marca’ – e das pessoas de sua equipe/ relação-  é um líder capaz de fazer a diferença, é um articulador de talentos que acolhe as demandas individuais ao mesmo tempo que coordena os esforços para o alcance dos objetivos e metas, é um líder para ajudar as equipes de hoje.

O Líder-Coach é alguém que desenvolve suas melhores competências, tem foco em resultados, observa os contextos mutáveis que exigem estratégias flexíveis, coordena equipes de alto desempenho para trabalharem em prol de uma meta comum, com comprometimento, tem aptidão de ouvir o cliente, tem respeito por determinados valores, e sabe que o sucesso de hoje não garante o de amanhã.

A metodologia da Estação do saber apresenta como diferencial o pensamento do profissional de forma complexa e integral, ou seja, a liderança é contextualizada de acordo com as características e as inter-relações da equipe e do contexto maior, o da sociedade contemporânea.

Conferencistas:

Julia A. Ramalho Pinto

Sócia-diertora da Estação do Saber, mestre em administração (UFMG), administradora (UFMG), psicóloga  (FUMEC-MG). Coach, curadora e coordenadora do Projeto Estação Pátio Savassi, professora universitária em cursos de graduação e pós-graduação.

Rafaela Coutinho Lamêgo

Mestre em Educação (UMCC), MBA em Gestão Empresarial (FGV),  Psicóloga (PUC), Gerente de RH com experiência em R&S, T&D, DP, Análise de Desempenho, Administração de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima Organizacional, Comunicação Interna,  Management Assessment, Planejamento Estratégico,  Programa Sucessório e retenção de executivos, Coach (SBC).

Palestra: Coaching - a nova estratégia de desenvolvimento líderes

Palestra: Responsabilidade Social e Esportes

Deixe um comentário