Júlia Ramalho Pinto

Sócia-Diretora e curadora da Estação do Saber

Júlia Ramalho Pinto - Sócia Diretora da Estação do Saber

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), graduação em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (2000) e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999).

É sócia-diretora da Estação do Saber, onde atua como curadora e coordenadora de projetos educacionais e culturais. Desde 2006 dirige o Estação Pátio Savassi, projeto que leva cultura, arte e educação, todos os sábados pela manhã, para o anfiteatro de um shopping de Belo Horizonte. O projeto discute temas relativos à sociedade contemporânea. Em 2010, foi convidada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para participar de um seminário sobre engajamento cívico, no qual falou sobre a utilização das redes sociais para engajamento cívico nas MDG’s (Millennium Development Goals), mais especificamente em cultura e educação. Durante o ano de 2005 coordenou, também, o Café Filo, que ocorria na livraria Leitura, em Belo Horizonte.

Faz a curadoria e coordena o ETC_BH – Encontro de Twitteiros de Culturais de Belo Horizonte. O evento convida palestrantes para debater as transformações na cultura, educaçao, política e relacionamentos a partir das redes sociais. Os eventos são transmitidos ao vivo nas redes sociais e twittados.

Atua como psicóloga clínica (com foco em psicanálise) e organizacional (com foco em desenvolvimento de líderes, cultura organizacional e engajamento cívico).

Coordena e ministra cursos, palestras e conferências de liderança e desenvolvimento de pessoas (motivação, gestão de equipes, liderança e coaching).

Possui vasta experiência na área docente, ministrando aulas em cursos de Graduação e Pós-graduação nas áreas de Psicologia, Administração, Gestão de Negócios e Gestão Estratégica de Pessoas. Orientou monografias de conclusão de curso em nível de graduação e pós-graduação, além de orientar projetos aplicativos da pós-graduação da Fundação Dom Cabral (MG).

Como pesquisadora, coordenou a pesquisa “Ética no ambiente organizacional: avaliando políticas e ações de responsabilidade social em empresas em Minas Gerais”, financiada pela Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP).

Possui diversas publicações e apresentações em congressos e seminários, no Brasil e no exterior, assim como em periódicos mineiros.

Currículo do Sistema de Currículos Lattes

Maria Luiza Sousa Leite Gaetani

Sócia-Fundadora

Pós Graduada em Linguística pela PUC-MG
Pós Graduada em Gestão de Pessoas pela FGV (Em andamento)
Formada em Letras pela UFMG
Formada em Psicologia pela FUMEC

Conselho Curador-Fundador

Affonso Romano de Sant’Anna| Escritor
Carlos Perktold| Psicanalista e crítico de arte
Imaculada Kangussu | Arquiteta, Doutora em Filosofia
Letícia Mallard | Professora emérita da UFMG
Maria José Esteves de Vasconcelos | Psicóloga sistêmica