Palestra da Dra. Zorka Domic

23 de março de 2010

Zorka Domic: psiquiatra (pela Faculdade de Medicina na Universidade de Moscou, no tempo da União Soviética), psicanalista. Residente em Paris Paris, trabalhou por muitos anos ao lado do Dr. Olivenstein no Hospital Marmottan. Autora do livro L’état cocaïne (Paris, PUF, 1992) e de inúmeros artigos, Zorka Domic tem investigado com rigor a cocaína e seu uso cultural. Suas reflexões teórico-clínica a respeito das adicções abragem outros campos: adicção ao trabalho, ao consumo, afetivas, dentre outras.

Pesquisadora, desenvolve estudos de Psicopatologia Transcultural a partir da  escuta do estrangeiro, não apenas no sentido preciso de escuta do inconsciente, como desenvolvido por Freud, mas também no sentido amplo que tem esta noção em direção aos movimentos migratórios e as extradições por motivos políticos, de guerras nacionais e de luta de classes.

Participa do movimento que sustenta ainda hoje a revista fundada por Deleuze  e Guattarri, CHIMÈRE, mantendo sua atividade clinica, reflexiva e atuante junto aos círculos da arte surrealista, do pensamento psicanalítico francês e das redes internacionais que tem constituído, já há décadas, novas formas de subjetivação e de comunicação de vanguardas e massas desejantes.

Data: 25/03/2010 – quinta-feira

Hora: 20h

Local: Sede do CPMG

Rua Maranhão, 734/3º andar – Santa Efigênia BH/MG

Inscrições: CPMG

Tel.:(31)3223-6115

Telefax: (31)3287-1170

cpmg@cpmg.org.br

www.cpmg.org.br

Deixe um comentário