Reveja:“Jovens, eleições e informação” 10º Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte (22/9)

14 de setembro de 2012

No dia 7 de outubro, mais uma vez, os brasileiros vão às urnas eleger prefeitos e vereadores que irão representá-los por quatro anos. Diante de tantos escândalos, CPIs e corrupções, a cada dia, as pessoas se conscientizam mais da importância desse ato cívico.

Prova disso são os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que revelam um aumento no número de eleitores entre 16 e 18 anos, para quem o voto é facultativo. Esse ano, o número de pessoas nessa faixa etária que votarão chega a 2.913.627 milhões, contra 2.391.092 que participaram da última eleição.

Com esse cenário que se constrói, a Estação do Saber realiza o 10º Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte (ETC-BH) com o tema “Jovens, eleições e informação”. O evento acontece no dia 22 de setembro (sábado), pontualmente às 10h, no anfiteatro (L2) do Shopping Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061, Savassi). O encontro conta com o apoio do Pátio Savassi e da rádio CBN-BH, que fará a transmissão ao vivo.

Segundo Júlia Ramalho Pinto, diretora da Estação do Saber e coordenadora do ETC-BH, o objetivo do evento é debater e refletir essa nova realidade do nosso país. “No encontro vamos analisar e discutir como esses jovens podem formar uma opinião crítica sobre seus candidatos. Hoje, mais conectados na internet, quais critérios podem utilizar para selecionar e identificar as informações verdadeiras e corretas sobre os candidatos, para depois votarem? Esses são alguns dos questionamentos que vamos abordar”, explicar Júlia.

Para discutir o assunto, o evento contará com a presença da jornalista Lorena Tárcia; do assessor de comunicação do TRE-MG Rogério Tavares; do filósofo João Carlos Lino Gomes; do estudante de jornalismo e pesquisador sobre a apropriação política pelo twitter por jovens nas eleições, Wilson Milani e da psicóloga e psicanalista Júlia Ramalho Pinto, curadora e coordenadora do evento. O jornalista Marcelo Guedes será o mediador do encontro.

Os interessados em participar do encontro devem fazer a inscrição pelo e-mail marketing@patiosavassi.com, enviando o nome completo, identidade e telefone, ou pelo telefone (31) 3263-8521, para ter acesso ao anfiteatro do Shopping Pátio Savassi antes de 10h da manhã. O programa começará pontualmente.

Sobre o ETC Brasil
O ETC_BH, versão local do ETC Brasil, tem iniciativa e coordenação da Estação do Saber. O ETC Brasil vem tomando proporções cada vez maiores: ao todo são 17 cidades participantes e 14 Estados mobilizados. O foco é reunir os usuários virtuais do Twitter em um relacionamento ao vivo, numa conversa descontraída e sobre assuntos variados. A idéia é pensar a relação do Twitter com a cultura, formas de utilização e como o Twitter pode auxiliar na difusão de informações para públicos não interessados na área. A plateia poderá interagir com perguntas e colocações.

O debate poderá ser acompanhado ao vivo pela rádio CBN-BH (106,1 FM), ou através do Twitter (www.twitter.com/@ETC_BH), com postagem de frases e comentários das apresentações e pela transmissão via Ustream no site da Estação do Saber (http://www.estacaodosaber.art.br).

Agenda: “10º ETC BH – Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte”
Datas: 22 de setembro de 2012 (sábado)
Horário: 10h às 12h
Local: anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061 Savassi)
Informações: (31) 3263.8521 e marketing@patiosavassi.com
Entrada Franca

Parte 01

Video streaming by Ustream

Parte 02

Video streaming by Ustream

Parte 03

Video streaming by Ustream

Júlia veste Plural
Rua Maranhão 78, Santa Efigênia BH/MG

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário