Encontro de Twitteiros Culturais – Nacional

7 de dezembro de 2011

Após uma série de oficinas e encontros em torno da utilização da rede social Twitter, a #rede MIS (Museu da Imagem e Som) promove, em dezembro, o I Encontro de Twitteiros Culturais Nacional, contando com apoio da Fundação SM e com a participação de organizadores dos ETC’s (Encontro de Twitteiros Culturais) das cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo.

Conversamos com José Luiz Goldfarb, um dos idealizadores/organizadores do evento, sobre a versão nacional do ETC:

O primeiro ETC Nacional vem para agregar, tanto fisicamente quanto na rede, um esforço que se esboça já há algum tempo, de pessoas envolvidas com uma ideia de compartilhamento de debate e conhecimentos espalhadas por todo Brasil. Qual a importância desse acontecimento para fortalecer este movimento?

Teremos a oportunidade de congregar representantes de cinco estados (SP,MG,RJ,PN,CE) pela primeira vez num único ETC. Com certeza, a troca de experiências e busca de horizontes para ações futuras será a tônica do encontro.

Muitas vezes, os ETC’s locais debatem temas que têm uma ligação íntima com sua cidade (tanto pelos assuntos, mas sobretudo por seus convidados). Em que medida debates do ETC Nacional vão se enriquecer a partir das percepções/participações regionais?

Sem dúvida as realidades locais e suas especificidades devem aparecer, mas o espírito colaborativo deverá proporcionar reflexões de todos sobre todas as questões.

O ETC Nacional é também, por si só, um ato de mobilização sócio-cultural. O que podemos esperar para o próximo ano neste sentido? Será uma tendência ainda mais forte do projeto levar para o campo físico os debates da rede?

Bem é o primeiro, fruto da iniciativa do governo do estado de SP em criar via secretaria estadual de cultura um espaço para as redes no Museu da Imagem e do SOm Minha perspectiva é sim crescer o movimento envolvendo mais cidades, no meu caso no interior de SP aonde já estive, mes passado oferecendo oficinas de twitter na pequena ciade de Arealva

Confira a programação dos encontros de dezembro:

03 de dezembro, sábado
15h às 17h
Oficina de Twitter – O papel das redes na inclusão social (especial Virada Inclusiva)

10 de dezembro, sábado
I Encontro de Twitteiros Culturais – Nacional – (Auditório LABMIS)

15h às 17h
Mesa redonda Lendo na rede – leitura e literatura nas redes socias, com Lilian Ferreira (Secretaria Municipal de Educação do RJ, responsável pelo portal RioEduca e pelo @ETC_Rio), Júlia Ramalho Pinto (responsável pelo @ETC_BH) e Marcelino Freire (escritor especializado em microcontos no Twitter), mediados por Giselle Zamboni (advogada e twitteira)

17h30 às 19h30
Mesa redonda Balançando a rede – gestão e mobilização social via redes digitais, com Fernanda Musardo (responsável pelo @ETC_Curitiba), Albanisa Dummar (responsável pelo @ETC_Fortaleza), José Renato Santiago (editor do Boletim do Conhecimento) e José Luiz Goldfarb (responsável pelo @ETC_Sampa), mediados por Sergio Miguez (editor da Revista da Cultura e fundador dos ETCs)

18 de dezembro, domingo

14h às 16h
Oficina de Twitter – Retuitar também é tuitar – qual conteúdo colocar na rede?

Sobre os participantes

Lilian Ferreira
Formada em Letras e especializada em Linguística. Como assessora de gabinete na Secretaria de Educação, trabalhou na implantação da Educopédia, uma plataforma de aulas digitais online e colaborativa, da qual também foi coordenadora de Língua Portuguesa.

Atualmente é gerente do Programa Rioeduca.net que viabiliza o portal, os emails corporativos e redes sociais das Unidades Escolares e dos educadores da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Twitteira, criou os twítteres dos principais programas da SME, como o @RiodeLeitores, @EscolasdoAmanha e @Educopedia. Atualmente é responsável pelo twitter do @ETC_Rio e do @Rioeduca.

Júlia Ramalho Pinto
Sócia-diretora da Estação do Saber, mestre em administração (UFMG), psicóloga (FUMEC) clínica (psicanálise) e organizacional (coach), admistradora (UFMG), professora universitária em cursos de graduação e pós-graduação, curadora e coordenadora do projeto Estação Pátio Savassi.

Marcelino Freire
Nasceu em 1967, em Sertânia, PE. Viveu no Recife e, desde 1991, reside em São Paulo. É autor, entre outros, dos livros “Angu de Sangue” (Ateliê Editorial) e “Contos Negreiros” (Editora Record, 2005). Em 2004, idealizou e organizou a antologia “Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século (Ateliê). Criou a Balada Literária, evento que, desde 2006, reúne escritores, nacionais e internacionais, pelo bairro paulistano da Vila Madalena. É um dos integrantes do coletivo EDITH, pelo qual lançou, em julho de 2011, o livro de contos “Amar É Crime”. Atualmente, quinzenalmente, assina a coluna “Microcrônicas”, no jornal O Estado de S. Paulo.

Giselle Zamboni
Advogada e Blogueira

Fernanda Musardo
Curadora do @ETC_Curitiba, coordenadora do @ETC_Brasil, @ETC_Business e @ETC_World. Consultora digital, especialista em mídia social, palestrante e professora na área de mídia social e marketing digital. Produtora do TEDxCuritiba. Possui Especialização em Redes Sociais e Inovação Digital pelo Centro de Inovação e Criatividade da ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo.

Albanisa Dummar
Albanisa Lucia Dummar Pontes, cearense, jornalista, empreendedora cultural, é editora do Armazém da Cultura, em Fortaleza. Ex-chefe de redação do O Povo, jornal de maior influência no Ceará e Diretora Executiva da Fundação Demócrito Rocha. Dirigiu a Universidade Aberta do Nordeste, de ensino a distancia, via meios de comunicação de massa, em jornais e rádios do Norte e Nordeste, em parceria com as Universidades Federal e Estadual do Ceará. Foi conselheira do Conselho de Governança do Grupo de Instituto, Fundações e Empresas (Gife) e da Câmara Brasileira do Livro.

José Renato Santiago – editor do Boletim do Conhecimento
Consultor de Empresas com grande experiência no desenvolvimento de projetos voltados para Inovação, Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas, Capital Intelectual e Marketing Esportivo. Autor de dezenas de livros e artigos, dentre os quais se destacam, “Buscando o Equilíbrio”, “Gestão do Conhecimento – A Chave para o Sucesso Empresarial”, “Capital Intelectual – O Grande Desafio das Organizações” e “Os distintivos de futebol mais curiosos do mundo”. Administrador do site www.boletimdoconhecimento.com.br onde publica artigos e ideias cujo tema central é o Mundo Corporativo, com cerca de mais de 10.000 leitores semanais e do site www.memoriafutebol.com.br onde dissemina registros e práticas relacionadas a projetos que envolvem esporte, mais especificamente, o futebol.

José Luiz Goldfarb
Professor da Pós-graduação em História da Ciência na PUC-SP, curador do Prêmio Jabuti e coordenador de projetos de incentivo è leitura em 5 Estados, participo da coordenação da campanha @DOEUMLIVRO no twitter e da implantação e difusão dos ETC’s.

Sergio Miguez
Jornalista, editor-chefe da Revista da Livraria Cultura,www.blogdacultura.com.br, jurado da área de literatura do prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

O I Encontro de Twitteiros Culturais contará com transmissão online via streaming através do site: www.pucsp.br/aovivo

Tags: , , , ,

Deixe um comentário