2° Encontro de Twitteiros Culturais

23 de fevereiro de 2010

A contribuição das redes sociais para a literatura e a formação dos leitores
é o tema desta edição do ETC-BH, coordenado pela Estação do Saber.

Não há dúvidas de que as redes sociais já se tornaram grandes e populares veículos de comunicação e divulgação de idéias. Atualmente, no Brasil, a febre é o Twitter, microblog para troca de mensagens rápidas que vem ganhando espaço entre celebridades e anônimos.

Recente estudo divulgado em janeiro comprova o crescimento e a popularidade do Twitter no Brasil, que ocupa a segunda posição em número de usuários no mundo. O país responde por 8,8% do mercado da rede, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Para ampliar a discussão, como já acontece no mundo virtual, sobre a utilização de novas tecnologias de forma eficiente, principalmente, no segmento cultural, os twitteiros de Belo Horizonte se preparam para o 2º ETC-BH (Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte). Com o tema “Twittando e lendo: twitter, livros e leitura”, o 2º ETC-BH será realizado neste sábado, 27 de fevereiro, às 16h30, no Espaço de Convívio do Uni-BH – Campus Diamantina (Rua Diamantina, 567 – Lagoinha), com entrada franca. A coordenação do evento é da Estação do Saber e este ano conta com Patrocínio da UNI-BH e apoio do Shopping Pátio Savassi.

A primeira edição do ETC-BH foi realizada em novembro de 2009 e o objetivo do evento é mobilizar e reunir profissionais de literatura, música, cinema, multimídia, jornalismo e áreas afins, que são ligados em cultura e presentes no Twitter, para um debate democrático e descontraído, parecido com o que se encontra na própria página. O evento vem tomando proporções cada vez maores, ao todo são 12 cidades participantes e 11 Estados. O evento ainda irá, em março, para CICI- Conferência Internacional de Cidades Inovadoras,e Julia Ramalho Pinto levará o @ETC_BH para esta conversa em Curitiba.

Segundo a coordenadora do ETC-BH, e sócia diretora da Estação do Saber, Júlia Ramalho Pinto, nesta segunda edição o objetivo é debater como as novas tecnologias podem colaborar para a literatura e a formação dos leitores.

Para conduzir os debates, que serão mediados por Julia Ramalho Pinto (www.twitter.com/arpjulia), coordenadora do ETC-BH, foram convidados a jornalista e Mestrandra em Estudos de Linguagem, Raquel Camargo (www.twitter.com/raquelcamargo); o Mestre em Lingüística, Wagner Carvalho (www.twitter.com/wagnercarv), professor do Uni-BH e Alan Alencar (www.twitter.com/AlanAlencar), graduado em Ciências da Computação e especialista em novas tecnologias.

Sobre o ETC
O evento é uma iniciativa da Poiesis e do Publishnews, com parceria da ESTAÇÃO DO SABER. O principal foco é reunir as ‘carinhas’ do Twitter em um relacionamento ao vivo, numa conversa descontraída, sobre assuntos variados, a relação do Twitter com a cultura, forma de utilização e como o Twitter pode auxiliar na difusão de informações para públicos não interessados na área. A platéia poderá interagir com perguntas e colocações.

As palestras poderão ser acompanhadas através do Twitter (www.twitter.com/ETC_BH) com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações e haverá transmissão via ustream pelo site da Estação do Saber.

2 comentários

  1. Zeli Barbosaq disse:

    Boa ideia! Acompanhar palestras através do twitter

  2. Estação do Saber disse:

    Contamos com sua presença!

Deixe um comentário