Assista: Um novo sentido ao resto – Mônica Martins de Godoy Estação Pátio Savassi (23/8)

16 de agosto de 2012

As questões ambientais e as consequências da forma como o homem lida com a fauna e flora é um tema amplamente debatido atualmente. A sociedade de forma geral busca soluções para amenizar os danos causados ao meio ambiente, principalmente, na questão do que fazer com o lixo que é produzido nas cidades. Mas o que muitos não sabem é que pode ser muito mais complexa a relação do homem com os seus restos.

Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, a psicanalista Mônica Martins de Godoy Fonseca é especialista em resíduos sólidos. Atuante em diversos projetos ambientais no Brasil e exterior, ela vive engajada a entender a relação do homem com o lixo e os seus restos.

Diante de sua atuação e trabalho, a psicanalista é a próxima convidada do projeto Estação Pátio Savassi. O evento acontece no dia 23 de agosto (quinta-feira), às 19h30, no anfiteatro (L2) do Shopping Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061 – Savassi). O encontro dá continuidade ao ciclo de palestras do segundo semestre do ano, que relata um pouco da história de pessoas que são engajadas a uma causa.

No encontro, além de falar sobre o seu trabalho, Mônica Martins de Godoy Fonseca vai debater sobre a relação existente entre os resíduos sólidos e suas diversas implicações na vida dos seres humanos. Segundo a psicanalista, o sujeito lida com o lixo da mesma forma como lida com seus restos.

“Por meio da ampliação do conceito de lixo e da trajetória deste ao longo dos tempos, pode-se notar uma íntima ligação do lixo com o modo de vida das pessoas, suas relações sociais e seus vínculos. Pretendo fazer uma relação entre resíduo e resto, sendo este último um conceito psicanalítico que designa o que sobra das operações psíquicas vividas por todos os sujeitos”, explica Mônica.

Estação Pátio Savassi
O Projeto Estação Pátio Savassi é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. O projeto está no sétimo ano de realização, com palestras gratuitas e quinzenais, onde são discutidos temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados.

As palestras podem ser acompanhadas através do Twitter do projeto Estação Pátio Savassi (http://twiter.com/estacaopatio; do Twitter da curadora: http://twitter.com/arpjulia e da Estação do Saber: http://twitter.com/estacaodosaber, com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. O evento também é transmitido via Ustream, na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br (salvo por problemas de ordem técnica das operadoras de internet).


Live Video app for Facebook by Ustream

Júlia veste Plural
Rua Maranhão 78, Santa Efigênia BH/MG

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário