Assista agora: Tecnologia e Ciência são temas de Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte em outubro

14 de outubro de 2013

O século XXI, conhecido como o século da Biologia, tem sido pautado por avanços tecnológicos tais como células-tronco, clonagens, reprodução assistida, avanços da genética, mapeamento do genoma humano, as intervenções cosméticas e diversas outras intervenções que passam a afetar diretamente o corpo das pessoas.

Com esse cenário que se constrói em torno da tecnologia e ciência, a Estação do Saber realiza o 12º Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte (ETC-BH) com o tema “Quais os efeitos e consequências da tecnologia na vida das pessoas?”. O evento acontece no dia 19 de outubro (sábado), pontualmente às 10h30, no Grandarrell Minas Hotel (Rua Espírito Santo, 901, Centro de Belo Horizonte), dentro da programação da XVIII Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise-EBP-MG / 2013.

De acordo com Henri Kaufmanner, psiquiatra, psicanalista e diretor geral da Seção Minas da Escola Brasileira de Psicanálise, o objetivo do evento é debater e refletir sobre essa nova realidade proporcionada pela ciência a partir de seus avanços tecnológicos. Quais as consequências para a vida das pessoas e o que a psicanálise tem dizer sobre isso? “Hoje, pode-se comprar desde um aparelho que lhe faça acreditar que está em contato com o mundo todo, sem sair de sua casa, como uma cirurgia de redução de estômago que lhe prometa um corpo sarado, sem o ônus da dieta. Viver sem os gadgets ofertados pela indústria tecnológica parece algo impossível”, destaca o psicanalista.

Para o psicanalista e médico-psiquiatra, membro da Escola Brasileira de Psicanálise, Antônio Áureo Beneti, um dos debatedores do evento, as soluções tecnológicas são um avanço do discurso da ciência, que nos ajudam na vida cotidiana e na melhoria da nossa qualidade de vida. Mas ele alerta que devemos pensar nas várias consequências desses avanços, pois podem trazer efeitos nocivos ao indivíduo. “O discurso da ciência não inclui a dimensão do inconsciente humano; por isso a psicanálise entra em ação, em busca daquilo que a ciência não consegue responder ao indivíduo”, completa o psicanalista.

Para discutir o assunto, além de Henri e Beneti, o evento contará com a presença da bióloga Patrícia Sampaio Veras, do geógrafo, mestre e doutor em Filosofia, educador Bernardo Jeferson de Oliveira, do psicólogo e psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise, Romildo do Rêgo Barros e da jornalista Maria Amélia Ávila, mediadora do debate. A psicóloga e psicanalista Júlia Ramalho Pinto, curadora e coordenadora do evento que mediará o debate através das redes sociais.

Os interessados em participar do encontro devem fazer sua inscrição na Estação do Saber ou curtir e compartilhar o link da Estação do Saber em suas redes sociais, através dos twitters @ETC BH, @estacaodosaber e a página do Facebook “Estação do Saber”. No dia 16 de outubro haverá o sorteio dos três premiados ao passe livre para o 12º Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte (19/10).

Sobre o ETC Brasil
O ETC_BH, versão local do ETC Brasil, tem iniciativa e coordenação da Estação do Saber. O ETC Brasil vem tomando proporções cada vez maiores: ao todo, são 17 cidades participantes e 14 estados mobilizados. O foco é reunir os usuários virtuais do Twitter em um relacionamento ao vivo, numa conversa descontraída e sobre assuntos variados. A idéia é pensar a relação do Twitter com a cultura, formas de utilização e como o Twitter pode auxiliar na difusão de informações para públicos não interessados na área. A plateia poderá interagir com perguntas e colocações.


Live streaming video by Ustream

O debate poderá ser acompanhado através do Twitter (http://www.twitter.com/@ETC_BH), com postagem de frases e comentários das apresentações e pela transmissão via Ustream no site da Estação do Saber “www.estacaodosaber.art.br“.

Deixe um comentário