Sustentabilidade e meio ambiente é o tema do Estação Pátio Savassi no mês de junho

31 de maio de 2010

Foto: Tatiane Martins

As preocupações ambientais são um dos principais focos da contemporaneidade. As mudanças climáticas, o efeito estufa, o desmatamento e a possibilidade de extinção de várias espécies são ameaças reais, caso não se faça algo para reverter esse quadro. Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da biodiversidade para a manutenção da vida na Terra, as Nações Unidas declararam 2010 o “Ano Internacional da Biodiversidade”.

Segundo dados do relatório Planeta Vivo 2002, elaborado pela WWF e lançado este ano em Genebra, o Brasil se destaca entre outros países do mundo por abrigar a maior diversidade biológica do planeta. As terras brasileiras possuem de 15% a 20% de toda a diversidade mundial. Porém, atualmente, usamos 25% mais recursos naturais do que o planeta é capaz de fornecer.

Engajado na luta pela preservação do meio ambiente e diante de um ano tão importante, o projeto Estação Pátio Savassi propõe para o mês de junho uma reflexão sobre “Como andam nossas ações de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente?”. Os encontros serão aos sábados, a partir de 11h, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi). As palestras são gratuitas e ministradas por especialistas e formadores de opinião da área.

Programação

Dia 5 de junho (sábado) não haverá palestra devido ao feriado de Corpus Christi.

No dia 12 de junho, a bióloga Tudy Câmara ministrará a palestra “Biodiversidade: e nós ficamos fora disso?”. No encontro, as ações do homem estarão no centro das discussões.

“Jardim Botânico Inhotim: instrumento para a sustentabilidade?” é o tema da palestra do dia 19 de junho, com o coordenador do centro de informação socioambiental do Instituto Cultural Inhotim, José André Werneck Monteiro. Ações e formas sustentáveis de levar a vida serão abordadas no encontro.

Fechando o mês, no dia 26 de junho, a advogada Maria Raquel de Sousa Lima Uchoa abordará em sua palestra o tema “Como o projeto da nova lei de uso e ocupação do solo de BH impacta no meio ambiente?”.

Estação Pátio Savassi

O Projeto Estação Pátio Savassi é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. O projeto entra no quinto ano de realização contando com patrocínio da CEMIG, Governo do Estado de Minas Gerais, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Rouanet. As palestras, gratuitas, são espaço de discussão de temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados, propiciando agradáveis conversas para as manhãs de sábado.

As palestras poderão ser acompanhadas através do Twitter (Julia Ramalho Pinto www.twitter.com/arpjulia), com postagem de frases e comentários ao vivo relativos às apresentações. Ainda em fase de teste, o evento está sendo transmitido via Ustream na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br.

Deixe um comentário