Romancista e poeta Marcus Freitas fala de seu amor pela literatura no Estação Pátio Savassi (27/9)

19 de setembro de 2012

Para muitos, a paixão por algo é um combustível para acelerar e mover as atitudes das pessoas em prol daquilo que tanto gostam. Acreditando nisso, o projeto Estação Pátio Savassi aborda em seu ciclo de palestras o tema “Vida engajada”. O objetivo dos encontros é apresentar ao público histórias de pessoas que reconhecem seus sonhos como um projeto e lutam para transformá-los em realidade.

Depois de tratar da paixão e do empenho de profissionais pela música e pelas artes-plásticas, o projeto, no dia 27 de setembro (quinta-feira), aborda o tema “Literatura e Coleção”. O encontro acontece às 19h30, no anfiteatro (L2) do Shopping Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061 – Savassi),

O convidado desta edição é o romancista e poeta Marcus Freitas. Pós-Doutorado em Teoria e História Literária, ele é um apaixonado por livros e literatura. Na palestra, vai contar um pouco sobre seu trabalho como diretor do Acervo de Escritores Mineiros da UFMG e da relação das pessoas com a tradição literária através dos acervos. Ainda vai falar sobre seus livros “No verso dessa canoa” e “Peixe Morto” e sobre seu projeto “Pentâmetro Oitavo”, uma forma especifica de propagar a poesia pelo Twitter.

Um pouco mais sobre Marcus Freitas
Marcus Vinicius de Freitas é professor titular de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Faculdade de Letras da UFMG. Possui Ph.D. em Portuguese and Brazilian Studies pela Brown University, com tese intitulada “Charles Frederick Hartt, um naturalista no império de Pedro II”, que mais tarde foi publicada pela Editora UFMG. O mesmo trabalho possui uma edição de arte intitulada “Hartt: expedições pelo Brasil Imperial, 1865-1878”, que recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Jabuti 2002 na categoria biografia. Desde 2006, Marcus é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Estação Pátio Savassi
O Projeto Estação Pátio Savassi é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. O projeto está no sétimo ano de realização, com palestras gratuitas e quinzenais, onde são discutidos temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados.

As palestras podem ser acompanhadas através do Twitter do projeto Estação Pátio Savassi (http://twiter.com/estacaopatio; do Twitter da curadora http://twitter.com/arpjulia e da Estação do Saber http://twitter.com/estacaodosaber, com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. Através dessas redes sociais, o público poderá participar do evento enviando perguntas para os convidados antes, durante e depois dos encontros.

O evento também é transmitido via Ustream, na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br (salvo por problemas de ordem técnica das operadoras de internet).


Live Video app for Facebook by Ustream

Júlia veste Plural
Rua Maranhão 78, Santa Efigênia BH/MG

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário