Os Jovens e a internet é o tema do próximo debate do Estação Pátio Savassi (8/11)

3 de novembro de 2012

A internet hoje está muito presente na vida de nossa sociedade. Informações, notícias, entretenimento, compras, vendas e relacionamentos são concretizados em apenas um click. Essa nova maneira do homem interagir com o mundo a sua volta tem proporcionado consequências e modificações nos hábitos de vida da sociedade contemporânea, principalmente, entre os jovens.

Só para ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), divulgada no início de outubro, 70% das crianças e adolescentes brasileiros possuem um perfil em alguma rede social, sendo 42% deles na faixa dos 9 e 10 anos e 83% entre 15 e 16 anos. Esse número supera o uso na Europa entre crianças nessa mesma faixa etária, onde atinge 57%.

Debate e Reflexão
Para falar sobre “Os Jovens e a internet”, o projeto Estação Pátio Savassi convidou para debater o tema a Doutora em Educação, Nádia Laguárdia. O evento acontecerá no dia 8 de novembro (quinta-feira), às 19h30, no anfiteatro (L2) do Shopping Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061 – Savassi), com entrada franca.

No encontro, Nádia, que é também psicóloga, contará como começou a trabalhar com jovens e por que se interessou pelos hábitos e evolução deles na internet. Ainda vai relatar os resultados de suas pesquisas sobre a temática.

“No mestrado, busquei compreender o fascínio que o ambiente virtual exerce sobre os jovens. Fiz algumas entrevistas, observações em salas de bate papo virtual e em lan-houses. Busquei identificar pessoas que apresentavam uma relação de dependência com o ciberespaço. Utilizei a teoria psicanalítica para fazer uma leitura do material pesquisado. Já em meu doutorado, investiguei a função da escrita de blogs por adolescentes na contemporaneidade”, explica a pesquisadora.

O encontro faz parte do ciclo de palestras do projeto Estação Pátio Savassi que, em 2012, debate o engajamento de algumas pessoas por temas relevantes para a sociedade contemporânea.

Sobre a palestrante
Nádia Laguárdia é Doutora e Mestre em Educação. Graduada em psicologia e especialista em Clínica e saúde mental, atualmente coordena uma pesquisa na UFMG que tem como tema a escrita dos adolescentes sobre sexualidade e feminilidade em diferentes redes sociais.

Estação Pátio Savassi
O Projeto Estação Pátio Savassi é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. O projeto está no sétimo ano de realização, com palestras gratuitas quinzenais, em que são discutidos temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados.

As palestras poderão ser acompanhadas através do Twitter de Júlia Ramalho Pinto http://twitter.com/arpjulia e da Estação do Saber http://twitter.com/estacaodosaber, com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. O evento também será transmitido via Ustream na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br (salvo por problemas de ordem técnica das operadoras de internet).


Live video from your Android device on Ustream

Júlia veste Plural
Rua Maranhão 78, Santa Efigênia BH/MG

Tags: , , , , , ,

4 comentários

  1. Rosane disse:

    Muito interessante a abordagem da Dra Nádia Laguadia
    falando sobre o facinio que os jovens tem pela Internet e principalmente o interesse deles
    por sites de relacionamento.
    Muito preocupante para nós pais a escolha deles por estes saites, que para eles possa ser tão facinante e ao mesmo tempo tão perigoso.
    Parabens Dra Nádia pela sua colocação.
    Abraços
    Rosane

  2. Estação do Saber disse:

    Olá! Rosane,
    Obrigada pela contribuição.

  3. Prezados,
    há emissão de certificados?
    Obrigada

  4. Estação do Saber disse:

    Oi!
    Assine a lista e solicite
    Obrigada!

Deixe um comentário