Assista: Mãe, filho e letras

19 de abril de 2012

Comemorando sete anos de realização, o Projeto Estação Pátio Savassi em 2012 propõe em suas palestras investigar o que vale a pena guardar para o futuro em relação a nossos conhecimentos, sentimentos, experiências e cultura.

Dessa reflexão do passado que guia a discussão sobre o futuro, em maio, mês em que comemoramos o Dia das Mães, o projeto vai debater “Mãe, filho e letras”. A palestra tem o objetivo de entender a importância dos pais, principalmente, das mães, na formação literária de seus filhos.

A palestra acontece no dia 10 de maio (quinta-feira), às 19h30, no anfiteatro (L2) do Shopping Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061 – Savassi), e tem como convidados a Doutora em Literatura Comparada e escritora, Maria Esther Maciel, e seu filho, o também escritor, Ricardo Maciel dos Anjos. O evento é gratuito e aberto ao público.

Na apresentação, os palestrantes vão abordar a relação literária entre mães e filhos e a influência dela no gosto pela leitura. “Vou falar sobre o que me levou a virar um escritor, sobre o que me inspira e motiva. Ainda, sobre a minha relação literária com minha mãe, como ela influenciou meus hábitos de leitura, seu exemplo como escritora e sobre a liberdade que nos damos enquanto autores distintos”, revela Ricardo Maciel.

Segundo a curadora do projeto, Júlia Ramalho Pinto, a temática é importante e deve ser mais discutida pelas pessoas. “O brasileiro sabe da importância da leitura para progredir na vida, mas continua considerando a atividade desinteressante. Prova disso são as estatísticas de várias pesquisas que mostram que nosso povo lê pouco”, afirma ela.

Sobre os palestrantes
Maria Esther Maciel é Pós-Doutora em Cinema e Doutora em Literatura Comparada. Ainda é escritora premiada e professora de Teoria da Literatura da UFMG. Publicou, entre outros, os livros: “A memória das coisas, ensaios de literatura, cinema e artes plásticas”, finalista do Prêmio Jabuti 2005, e “O livro dos nomes”, romance finalista de vários prêmios literários brasileiros em 2009.

Ricardo Maciel Cardoso dos Anjos é escritor e entre suas obras está o livro “Saga de um mundo despedaçado”.


Live video from your Android device on Ustream

Tags: , ,

3 comentários

  1. André dos Anjos disse:

    Gostei de ver o Ricardo, não se intimidou e mostrou uma certa independência em relação à mãe famosa, além de defender a influência do pai leitor de Hemingway e Tolkien. Fiquei (quase) orgulhoso do meu filho!

  2. Estação do Saber disse:

    Oi! André,
    Parabéns! A fala do Ricardo foi ótima e sem dúvida ficou clara a importância do pai.
    Abraços
    Equipe da Estação do Saber

  3. [...] 10/05- Mãe, filho e letras – Maria Esther Maciel e Ricardo Maciel Cardoso dos Anjo http://www.estacaodosaber.art.br/destaque-rotator/mae-filho-e-letras/ [...]

Deixe um comentário