Guimarães Rosa e a Coragem

28 de abril de 2011

“A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem” (Guimarães Rosa). Mas então, o que é coragem? Segundo Michaelis é “Força ou energia ante o perigo. Constância, perseverança. Desembaraço, franqueza, resolução.” Será realmente uma força que nos leva adiante?

Guimarães Rosa nos prova que basta ter energia que o perigo é ultrapassado. Foi médico, escritor, poliglota e diplomata. Além de ser o terceiro a ocupar a segunda cadeira da Academia Brasileira de Letras, um imortal.

Durante a diplomacia foi Cônsul-Adjunto do Brasil em Hamburgo, Alemanha, durante a segunda guerra. Emitiu mais vistos que legalmente estipulados para auxiliar os judeus a fugir para o Brasil.

Durante o Estação Pátio Savassi teremos como palestrante e narradora Elisa Almeida, que, há 20 anos, faz narrativas com obras de Guimarães Rosa e coordena oficinas para formação de novos narradores. Dirige o Grupo Miguilim de Contadores de Estórias de Cordisburgo, formado por adolescentes que atuam no Museu Casa Guimarães Rosa narrando trechos da obra de Rosa aos visitantes.

Durante o Estação Pátio Savassi ouviremos suas narrativas com a temática da Coragem. O Encontro acontecerá dia 30 de abril (sábado), no anfiteatro (L2) do Shopping Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 – Savassi), a partir de 11h.

Nos acompanhe ao vivo através do site www.estacaodosaber.art.br, pelo twitter da @estacadodosaber, e pela hashtag #coragem.

Tags: , ,

Deixe um comentário