Estação Pátio Savassi: Tribos Urbanas

11 de abril de 2011

Revendo a história do Brasil, podemos afirmar que muito de nossa cultura tem origem nas tribos indígenas. Mas, diante dos progressos e do crescimento acelerado que o país tem vivido desde o seu descobrimento, mudanças significativas ocorreram em nossa sociedade.

As tribos indígenas hoje são quase uma raridade. Na contramão desta realidade, a cada dia, aumenta a quantidade de tribos urbanas que, segundo a Doutora em Comunicação Social, Carla Mendonça são grupos de pessoas com hábitos, valores culturais, estilos musicais e/ou ideologias políticas semelhantes. Esse fenômeno social se deve muito ao crescimento das metrópoles e de seus moradores. De acordo com o IBGE, a população urbana aumentou três pontos percentuais nesta década, chegando a 84,35%, o que torna o Brasil um dos países mais urbanizados do mundo.

Para discutir essas mudanças na configuração social e as diversas tribos que habitam nossa sociedade, o projeto Estação Pátio Savassi vai promover um bate-papo com o tema “Entre povos indígenas e tribos urbanas”. O encontro será dia 16 de abril (sábado), no anfiteatro (L2) do Shopping Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 – Savassi), a partir de 11h.

O tema vai reunir o Historiador e Antropólogo, Guilherme Martins de Macedo, e a Doutora em Comunicação Social, Carla Mendonça, para uma conversa descontraída com o público. Enquanto Guilherme abordará o tema com foco na cultura e nos costumes da população indígena, Carla seguirá a temática falando das tribos organizadas e criadas em nossa sociedade atual. O tema do encontro faz parte do conceito “Ver e Ouvir o diferente”, que vai nortear os encontros do projeto no primeiro semestre de 2011, e foi escolhido como homenagem ao Dia do Índio (19 de abril).

Segundo a curadora do projeto, Júlia Ramalho Pinto, o objetivo do debate é refletir sobre como nossa sociedade se organiza. “Os principais pontos do debate são: como as tribos urbanas se assemelham com as tribos indígenas? Em que são diferentes? O que se manteve? E o que se perdeu? Quais as características que marcam estas novas tribos?”, pergunta Júlia. Mas, se atualmente estamos vivendo em nichos, em tribos, será que estamos retomando alguma coisa das nossas origens? Para a curadora, este é o ponto chave sobre o tema.

Sobre os Palestrantes
Guilherme Martins de Macedo é Historiador e Antropólogo, e trabalha desde 1992 com populações indígenas. Atualmente, trabalha como perito nacional sênior na Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), na assessoria da Coordenação de Assuntos Indígenas da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.

Carla Mendonça é Doutora em Comunicação Social pela UFMG.

Tags: , ,

7 comentários

  1. [...] dia 16/04, o projeto Estação Pátio Savassi recebe convidados para discussão sobre Tribos Urbanas. Fazendo das cidades seu habitat natural, eles (punks, mauricinhos, skatistas etc) são peça [...]

  2. Marco disse:

    Tinha que ter essa palestra logo no dia que ralo?
    Não vai dar pra eu ir mas mandei o link pras turmas de antropologia na UFMG.

  3. Estação do Saber disse:

    Olá Marco, transmitiremos ao vivo, pela internet, a palestra na íntegra. Posteriormente, ela também estará disponível no site.
    Acompanhe-nos!
    Obrigado

  4. Mirele Brant disse:

    Boa tarde, me interessa muito ter o acesso ao que será publicado desta conversa no site. Se possível, gostaria de receber email avisando da postagem.

    Grata,

  5. Mirele Brant disse:

    Também fiquei interessada na imagem vinculada ao evento e gostaria de saber de quem é a fotografia e em qual contexto está inserida?

    Grata,

  6. Estação do Saber disse:

    Olá Mirele,

    Cadastraremos seu e-mail para envio de newsletter, assim, conseguirá acompanhar as postagens das novidades.

    Obrigado!

  7. Estação do Saber disse:

    Olá novamente,

    Em breve a apresentação será postada no slideshare.

    Mais uma vez obrigado!

Deixe um comentário