Estação Pátio Savassi promove debate sobre solidariedade (22/11)

16 de novembro de 2012

Com a correria e os problemas do dia-a-dia, muitas vezes, nos esquecemos de olhar para o próximo, para suas necessidades e dores. Pequenos atos podem modificar a vida de várias pessoas, como acontece com o trabalho de voluntários, que doam seu tempo e mão de obra para ajudar alguém ou uma entidade sem receber qualquer remuneração. No Brasil, segundo pesquisa do IBOPE, 25% da população declara que faz ações voluntárias.

Encerrando o ciclo de palestrasi do segundo semestre, que pretende ouvir histórias de pessoas engajadas em algo que consideram importante, o projeto Estação Pátio Savassi desta quinta-feira quer convidar o público para um debate e reflexão sobre “Solidariedade”.

Com o objetivo de entender o que é ser solidário, o projeto tem como convidadas Rita Andréa Guimarães, psicanalista e ex-presidente do Instituto Padre Airton (MG); Samaritana Gontijo, empresária e membro do Projeto Mãos de Minas, e Daniela Gerhard, jornalista e fundadora do Valor Social Consultoria Socioambiental e Cultural. No encontro, além de explicar o que é solidariedade e apresentar os projetos em que estão envolvidas, as convidadas vão discutir as razões que as levam a participar de causas solidárias e o lado positivo de se doar para o outro.

Segundo Júlia Ramalho Pinto, curadora do Projeto Estação Pátio Savassi, a escolha das convidadas se deve ao trabalho social que cada uma desempenha. “É muito bom e animador ver essas mulheres, profissionais de sucesso em suas áreas, desenvolvendo e falando com empolgação sobre essas ações em prol do outro. Ser solidário é mais do que ajudar o próximo. É importante ouvir a causa que move as pesssoas, para além de si mesmas em direção ao outro”, completa ela.

A palestra acontece no dia 22 de novembro, às 19h30, no anfiteatro (L2) do Shopping Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061 – Savassi). Quem quiser contribuir no dia do evento com uma causa social pode levar alimento não perecível e produtos de higiene pessoal. As doações arrecadadas serão entregues à creche do Instituto Padre Airton.

Mais sobre as palestrantes
Rita Andréa Guimarães Pereira Carvalho
é psicanalista e mediadora. Ex-presidente do Instituto Padre Airton (MG), atua como voluntária dessa associação civil sem fins lucrativos e políticos que tem por finalidade a promoção da assistência social; da segurança alimentar; da saúde; do voluntariado; do combate à pobreza; da preservação do meio ambiente; da educação e da cultura.

Samaritana Gontijo é empresaria e participa do tradicional Bazar de Nossa Senhora Fiandeira. Idealizado há 19 anos pelo Mosteiro Nossa Senhora das Graças das Irmãs Beneditinas, o projeto social tem como objetivo auxiliar na inclusão social das pessoas que vivem em seu entorno, além de gerar renda familiar.

Daniela Gerhard é jornalista e diretora do Valor Social Consultoria Socioambiental e Cultural, empresa que há nove anos orienta instituições públicas e privadas para que essas reconheçam a importância de investirem no terceiro setor.

Estação Pátio Savassi
O Projeto Estação Pátio Savassi é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. O projeto está no sétimo ano de realização, com palestras gratuitas e quinzenais, onde são discutidos temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados.

As palestras podem ser acompanhadas através do Twitter do projeto Estação Pátio Savassi (http://twiter.com/estacaopatio; do Twitter da curadora http://twitter.com/arpjulia e da Estação do Saber http://twitter.com/estacaodosaber, com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. Através dessas redes sociais, o público poderá participar do evento enviando perguntas para os convidados antes, durante e depois dos encontros.

O evento também é transmitido via Ustream, na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br (salvo por problemas de ordem técnica das operadoras de internet).


Live Video app for Facebook by Ustream

Júlia veste Plural
Rua Maranhão 78, Santa Efigênia BH/MG

Tags: , , , , ,

2 comentários

  1. Mila Frade disse:

    Olá!
    Gostaria de saber, se o que é transmitido, fica salvo em algum lugar,
    para que possa ser assistido posteriormente.

    Por exemplo, não poderei ir hoje, e nem acompanhar as transmissões ao vivo,
    mas gostaria muito de ver este debate hoje mais tarde mesmo, ou quem sabe outro dia.

    Grata.
    Mila

  2. Estação do Saber disse:

    Olá Mila!
    Agradecemos o contato.
    A palestra será transmitida ao vivo e para assistir basta acessar este post.

    Obrigada!

Deixe um comentário