É essencial contar estórias de Guimarães Rosa

8 de março de 2012

Diante das profecias do Calendário Maia em relação ao fim do mundo, o projeto Estação Pátio Savassi continua a discussão sobre aspectos culturais que valeriam a pena ser guardados para a posteridade. Na segunda palestra do ano, a obra e a carreira de João Guimarães Rosa, um dos maiores escritores brasileiros, serão apresentadas no evento.

Com a temática “Estórias de Guimarães Rosa”, o projeto contará com a participação dos contadores de estórias do Grupo Miguilim de Cordisburgo (MG), narrando de cor trechos da obra do autor. Segundo uma das diretoras do grupo, Elisa Almeida, o público vai se encantar com as estórias do renomado escritor mineiro, que parecem ter sido escritas para serem faladas em voz alta, e que ganham vida na voz de seus pequenos conterrâneos.

O encontro será no dia 22 de março (quinta-feira), às 19h30, no anfiteatro (L2) do Shopping Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061 – Savassi), com entrada franca.
Na programação, narração de trechos dos contos “Campo Geral”, do livro Manuelzão e Miguilim e “Fita verde no cabelo”, do livro Ave-Palavra, além de uma autobiografia do autor elaborada especialmente para os narradores miguilins.

Sobre o Grupo Miguilim
Formado por adolescentes de 13 a 20 anos, o Grupo Miguilim (GM) nasceu da necessidade de tornar mais atraentes as visitas ao Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo (MG). A ideia era chamar a atenção não apenas para a casa com seus objetos, mas, sobretudo, para a obra do escritor através da narração oral de suas histórias. Fundado por Calina Guimarães, em 1996, e mantido pela Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa, o GM tem a direção e formação das narradoras Dôra Guimarães e Elisa Almeida, do grupo ‘Tudo Era Uma Vez’ de Belo Horizonte.

Estação Pátio Savassi
O Projeto Estação Pátio Savassi é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. O projeto está no sétimo ano de realização, com palestras gratuitas quinzenais, em que são discutidos temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados.

As palestras poderão ser acompanhadas através do Twitter de Júlia Ramalho Pinto http://twitter.com/arpjulia e da Estação do Saber http://twitter.com/estacaodosaber, com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. O evento também será transmitido via Ustream na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br (salvo por problemas de ordem técnica das operadoras de internet).

Assista a palestra


Streaming live video by Ustream

Júlia Veste Wearing, Av. Afonso Pena 4321 Serra.

Tags: , ,

9 comentários

  1. Janine disse:

    Parabéns aos Contadores de Estórias Miguilim e as coordenadoras Elisa e Dora..
    É admirável ver esse grupo de jovens a cada dia se destacando com muito entusiasmo e dedicando
    às estórias do nosso grande escritor João Guimarães Rosa…E como disse um dia J.G.R “o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”.Que a travessia de vocês seja de muita alegria e plena realização…abraços

  2. Janine disse:

    Gabriel…ver você contando as estórias de João Guimarães Rosa é emocionante…Parabéns!!!
    Te amo muito filho…Que você seja sempre motivo de orgulho..Abraços..mamãe,papai e Dudu.

  3. Ana Luiza disse:

    Nossa apresentação ficou ótima. Júlia muito obrigada pela oportunidade.

  4. Estação do Saber disse:

    Ficou mesmo Ana, ótimo trabalho de vocês.
    Parabéns!

  5. Adoro todos voces , feliciddes
    mura

  6. Estação do Saber disse:

    Obrigada pela participação!

  7. Gabriel disse:

    Julia, muito obrigado pela oportunidade que nos deu para divulgar a obra do nosso escritor João Guimarães Rosa.E contar…ouvir muitas histórias…é essencial para a formação do ser humano.Foi ótimo poder participar deste evento com vocês…abraços!

  8. Estação do Saber disse:

    Gabriel,
    Foi uma honra receber jovens que fazem a diferença com um trabalho tão bacana.
    Sucesso a todos!!
    Abraços
    Júlia

Deixe um comentário