Estação Pátio Savassi desvenda o turismo e a cultura da Rota Lund em Minas Gerais (25/5)

18 de maio de 2013

Com foco em cultura, turismo e sociedade, o projeto Estação Pátio Savassi dá continuidade, este mês ao ciclo de palestra “Minas, são muitas”. Numa parceria da Estação do Saber com a agência Minas Golden Tours, o encontro irá apresentar os pontos turísticos e culturais e os bens naturais das regiões que fazem parte de Minas Gerais.

O debate com o tema “Rota Lund: grutas, museus e outros bens naturais e culturais” ocorrerá no dia 25 de maio (sábado), às 11h, no anfiteatro (L2) do Shopping Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061 – Savassi), com entrada franca. Os convidados para o encontro são o renomado paleontologista Castor Cartelle Guerra e a turismóloga Márcia Mascarenhas. O evento tem como objetivo apresentar e desvendar alguns dos mais expressivos bens naturais e culturais de Minas Gerais.

Na palestra, Castor Cartelle falará sobre as descobertas que o naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund fez na região de Lagoa Santa, e sobre as riquezas patrimoniais encontradas por ele. Já, Márcia Mascarenhas, uma especialista em Turismo, destacará as possibilidades turísticas que a rota propõe.

A Rota Lund tem 120 quilômetros e vai do Museu de Ciências Naturais da PUC-Minas, em Belo Horizonte (MG), até a Gruta de Maquiné, em Cordisburgo, região Central do Estado. Além do museu e de Maquiné, a rota contempla a Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas e da Lapinha, localizada no Parque do Sumidouro, em Lagoa Santa, juntamente com o Museu Peter Lund.

Sobre os palestrantes:

Castor Cartelle Guerra – Doutor em Ciências e mestre em Geociências. Tem dedicado parte significativa de sua vida ao ensino e à pesquisa paleontológica. Professor da UFMG; presidente da Fundação Biodiversitas; membro do conselho da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte e curador da coleção Paleontologia do Museu de Ciências Naturais da PUC-MG.

Márcia Mascarenhas – Mestre em Políticas Educacionais, graduada e pós-graduada em Turismo. No mercado há mais de 20 anos, foi diretora de turismo do município de Ouro Preto (MG). Atualmente, é responsável pelos roteiros e demais produtos de viagem da Minas Golden Tours.

Estação Pátio Savassi

O Projeto Estação Pátio Savassi é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. O projeto está no nono ano de realização, com palestras gratuitas, em que são discutidos temas contemporâneos, com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados.
• Mensalmente, às sextas-feiras, terá como temática: A cidade pulsa, a psicanálise escuta!
• Mensalmente, aos sábados, terá como temática: Minas são muitas.
As palestras poderão ser acompanhadas através do Twitter de Júlia Ramalho Pinto http://twitter.com/arpjulia e da Estação do Saber http://twitter.com/estacaodosaber, com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. O evento também será transmitido via Ustream na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br (salvo por problemas de ordem técnica das operadoras de internet).


Stream videos at Ustream

Tags: , , , , , ,

Um comentário

  1. Estação do Saber disse:

    Olá Giovani,
    Infelizmente não temos a palestra em PDF, mas todas as palestras são gravadas e ficam disponível no site.

    Para assistir clique no link: http://www.estacaodosaber.art.br/estacao-patio-savassi/estacao-patio-savassi-desvenda-o-turismo-e-a-cultura-da-rota-lund-em-minas-gerais-255/

    Obrigada.

Deixe um comentário