Estação Pátio Savassi debate o tema O vazio e o bem viver

4 de outubro de 2011

Vivemos numa busca insana por fama, sucesso, juventude, dinheiro etc e, muitas vezes, ficamos presos e focados nesta procura sem fim por conceitos e verdades propagados pela sociedade. Isso faz com que deixemos de esvaziar a mente e enxergar as coisas de forma mais ampla.

Com o objetivo de provocar o público a fazer reflexões sobre a importância do vazio, o projeto Estação Pátio deste sábado, dia 8 de outubro, convidou o Doutorando em Psicanálise, Clayton Sidney de Andrade, e a arquiteta, Manoela Beneti, para discutirem “O vazio e o bem viver”. A palestra acontece a partir das 11h, no anfiteatro (L2) do Shopping Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061 – Savassi).

Os dois convidados apresentam perspectivas diferentes sobre o tema. A arquiteta Manoela Beneti apresentará a sua visão do vazio a partir de contrapontos de arquitetura, moda, artes visuais e cênicas. Já o psicanalista Clayton de Andrade fará reflexões a partir da psicanálise e do zen Budismo.

Para Clayton Andrade, as palavras meditação e zen são mal interpretadas em nossa sociedade. “Muitas pessoas enxergam o zen e a meditação com misticismo, uma promessa de bem-estar e de paz. Para mim, ao invés de falarmos em meditação, o termo correto seria o zazen, que é um tipo de meditação contemplativa, que visa levar o praticante à experiência direta da realidade. Nesta perspectiva, o zen e o zazen nada mais são que formas de colocar o pé no chão e enxergar a realidade”, explica o psicanalista.

Sobre os palestrantes
Clayton Sidney de Andrade é Doutorando em Psicanálise.
Manoela Beneti é arquiteta mineira, graduada pela Escola de Arquitetura da UFMG, ano de 2002. Desde então possui escritório próprio, onde desenvolve projetos comerciais e residenciais. Em junho de 2011, a Grampo, agora sob o comando de Manoela apenas, passou a ser um espaço de exposições de design com contrapontos de arquitetura, moda, artes visuais e cênicas.

Estação Pátio Savassi
O Projeto Estação Pátio Savassi é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. O projeto está no sexto ano de realização, com palestras gratuitas quinzenais, sempre nas manhãs de sábados, onde são discutidos temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados.

As palestras poderão ser acompanhadas através do Twitter do Estação do Saber do Twitter de Júlia Ramalho Pinto http://twitter.com/arpjulia e da Estação do Saber http://twitter.com/estacaodosaber com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. O evento também será transmitido via Ustream na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br (salvo por problemas de ordem técnica das operadoras de internet).

Tags: ,

Deixe um comentário