Reveja: Estação Pátio Savassi debate a visão do corpo na contemporaneidade (19/4)

12 de abril de 2013

Na próxima sexta-feira, dia 19/4, às 19h, o Estação Pátio Savassi promove o segundo encontro do ciclo de palestras “A cidade pulsa, a psicanálise escuta”. O evento, uma realização da Estação do Saber em em parceria com a EBP/MG, ocorrerá no anfiteatro (L2) do Shopping Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061 – Savassi), com entrada franca.

Com o tema “Transformamos o corpo em um novo Deus?”, o evento apresentará como convidados o doutor em Saúde da Criança e do Adolescente e psicanalista, Sérgio de Campos, e o mestre em Ciências Políticas, jornalista e filósofo, Geraldo Carozzi, que vão debater sobre a visão e o modo como as pessoas tratam o corpo na contemporaneidade.

De acordo com Sérgio de Campos, a proposta é discutir o que significa o corpo para cada um, como se constitui, como se enlaça com o outro e como ele é afetado pelo consumo e pelas novas tecnologias. “Assim, a questão que se coloca é uma reflexão de como cada um pode se responsabilizar pelo seu desejo e pelas suas escolhas, sem estar alienado aos imperativos do consumo, ditados pelo mercado”, completa o psicanalista.

Já o filosofo Geraldo Carozzi acredita que não governamos nossos corpos de acordo com nossa vontade ou de uma eventual sabedoria por nós reconhecida como tal. “São as normas governamentais ou da sociedade que dão ao nosso corpo uma direção específica. Hoje, somos regidos por regras sanitárias, que nos prometem o paraíso material”, destaca ele.

Sobre os palestrantes

Sérgio de Campos – Psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise; psiquiatra, preceptor da Residência de Psiquiatria do Instituto Raul Soares/FHEMIG e doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da UFMG.

Geraldo Carozzi – Mestre em Ciências Políticas é formado em filosofia e jornalismo. Atualmente, é professor de pós-graduação no curso de Saúde Mental.

Sobre as mediadoras
Júlia Ramalho Pinto – Psicóloga, psicanalista, sócio-diretora da Estação do Saber, curadora do projeto Estação Pátio Savassi e do ETC-BH (Encontro de Twitteiros de Belo Horizonte).

Lilany Pacheco – Psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. Doutora em Ciência da Saúde da Criança e do Adolescente.

Estação Pátio Savassi

O Projeto é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. O projeto está no nono ano de realização, com palestras gratuitas, em que são discutidos temas contemporâneos, com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados.

• Mensalmente, às sextas-feiras, terá como temática “A cidade pulsa, a psicanálise escuta!”

• Mensalmente, aos sábados, terá como temática: “Minas são muitas”.

As palestras poderão ser acompanhadas através do Twitter de Júlia Ramalho Pinto http://twitter.com/arpjulia e da Estação do Saber http://twitter.com/estacaodosaber, com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. O evento também será transmitido via Ustream na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br (salvo por problemas de ordem técnica das operadoras de internet).


Streaming live video by Ustream
Júlia veste Plural Multimarcas.

6 comentários

  1. Mônica disse:

    Agradeço a Lilany pelo convite. Infelizmente a distância me impede de estar presente. Desejo-lhes, no entanto, um ótimo encontro!

  2. Elizabeth Maria de Carvalho Rocha disse:

    Parabenizo-lhes pela oportunidade gratuita que oferecem à população de temas tão importantes. Recebi a informação através de uma amiga. Pretendo ir.Obrigada. Paz e Alegria em seus corações. Um abraço.

  3. Antônio Achilis disse:

    Minha homenagem ao Pátio. Um templo do estímulo ao ter atua para a reflexão do ser. E como faz falta essa reflexão nesses tempos tÂO automáticos, compulsivos e devorador….

  4. Estação do Saber disse:

    Obrigado pela participação!

  5. Estação do Saber disse:

    Obrigada pela participação!

Deixe um comentário