Estação do Saber e as cidades inclusivas

20 de maio de 2011

Vivemos em uma sociedade onde imperam as diferenças. Apesar disso, quem não se integra à maioria ou ao senso comum é discriminado. Seja por raça, classe social, opção sexual, capacidade física ou pelo tipo de atividade que realiza, as minorias ficam sempre à margem da sociedade.

Para debater a questão, o projeto Estação Pátio Savassi terá como tema do próximo encontro “Os restos e a cidade inclusiva”. O objetivo é discutir o que a sociedade atual vem fazendo de inovador para incluir os grupos discriminados pela maioria. O encontro será no sábado, 28 de maio, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 – Savassi), a partir de 11h.

Para abordar a relação entre os excluídos e a maioria, foram convidados a Doutora em Ciência Política, Sônia Maria Dias, integrante do projeto mundial Cidades Inclusivas, e o Mestre em Psicologia Social, Musso Greco.

Segundo Sônia Dias, o foco de seu comentário será a relação da sociedade com as pessoas que trabalham com o lixo. Isso, a partir de um breve olhar de como a sociedade do século 19 enxergava os trabalhadores do lixo e como estes significados estão se transformando no contexto das lutas por inclusão social das sociedades contemporâneas. Musso Grego por sua vez irá tratar do assunto sob a perspectiva da psicanálise.

Sobre os palestrantes

Sônia Maria Dias é Doutora em Ciência Política e Mestre em Geografia e graduada em Ciências Sociais. Possui especialização em Resíduos Sólidos pela Kitakyushu International Techno-Cooperative Association (Japão) e em Gestão Ambiental pelo Instituto de Educação Continuada da PUC-MG. É pesquisadora da rede Women in Informal Employment Globalizing and Organizing (WIEGO), representante latino-americana do Collaborative Working Group on Solid Waste Management (CWG). Atualmente está envolvida no Projeto Global Cidades Inclusivas coordenado pela WIEGO e com financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates.

Musso Greco é Doutorado em Ciências da Saúde. Médico psiquiatra, psicanalista e especialista em Saúde Mental. Membro aderente da Escola Brasileira de Psicanálise é autor de vários artigos de Psicanálise, Psiquiatria e Saúde Mental em revistas especializadas, além de ser co-autor de vários livros, como: “Coisa de louco: ensaios sobre poesia e psicose”; “Psiquiatria e Psicanálise: controvérsias e convergências”; “Oficinas terapêuticas: produção, sujeito e cidadania” e “Corpo, sintoma e psicose: leituras do contemporâneo”.

Tags: , ,

Deixe um comentário