As Utopias e o Bem-viver

15 de outubro de 2011

Ao longo da história da humanidade várias ideias foram criadas para melhorar ou tentar aperfeiçoar a vida em sociedade. Para esta proposta ideal de organização da sociedade em que, por meio de novas condições econômicas, políticas e sociais, se pretendem alcançar um estado de satisfação geral, o humanista inglês Thomas Morus deu o nome de ‘utopia’.

A mais famosa utopia da antiguidade é a República, de Platão, em que o governo de um estado totalitário e parcialmente comunitário é confiado a filósofos. Hoje, uma das utopias do mundo moderno é a sustentabilidade, que consiste no desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente. Ou seja, usar os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

Com o objetivo de provocar o público e fazer reflexões sobre as utopias do século XXI, o projeto Estação Pátio deste sábado, dia 22 de outubro, convidou o Secretário Executivo do Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas Globais, engenheiro Milton Nogueira da Silva, para discutir “As utopias e o bem viver”. A palestra acontece a partir das 11h, no anfiteatro (L2) do Shopping Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061 – Savassi).

Segundo Milton Nogueira, as utopias sempre estão ligadas ao bem viver social. Na palestra, ele pretende intensificar o conceito e instigar o público à reflexão. “Pretendo abordar no evento como os homens de hoje buscam e desfrutam do bem vier neste mundo caótico, comparando sempre com humanidades de épocas remotas”, conta o palestrante.

Sobre os palestrantes
Milton Nogueira da Silva é Secretário Executivo do Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas.
Formado em engenharia metalúrgica, foi funcionário da ONU em Viena (Áustria), para desenvolvimento econômico e industrial. Representou Minas Gerais em sete conferências internacionais da ONU para mudanças climáticas. Autor do livro “Guia para Preparação de Projetos MDL”.

Estação Pátio Savassi
O Projeto Estação Pátio Savassi é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. O projeto está no sexto ano de realização, com palestras gratuitas quinzenais, sempre nas manhãs de sábados, onde são discutidos temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados.

As palestras poderão ser acompanhadas através do Twitter do projeto Estação Pátio Savassi (http://twiter.com/estacaopatio, do Twitter de Júlia Ramalho Pinto http://twitter.com/arpjulia e da Estação do Saber http://twitter.com/estacaodosaber com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. O evento também será transmitido via Ustream na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br (salvo por problemas de ordem técnica das operadoras de internet).

Tags: , , ,

Um comentário

  1. Debate muito interessante, que alias, deveria ser realizado com mais frequência.
    Estarei presente.

Deixe um comentário