Reveja: As belezas e cultura da região central de Minas, em destaque no Estação Pátio Savassi (27/4)

21 de abril de 2013

Como bem disse Guimarães Rosa, “Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” Com o objetivo de desvendar e apresentar aos mineiros e turistas essa diversidade cultural, gastronômica e de belezas naturais, o Estação Pátio Savassi prossegue com seu ciclo de palestras, focado nos atrativos turísticos dessa região do Brasil.

No dia 27 de abril (sábado), às 11h, no anfiteatro (L2) do Shopping Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061 – Savassi), o projeto, que está em sua 9ª edição, terá como tema “O Barroco nos Circuitos turísticos: Do Ouro, Dos Diamantes e Trilha dos Inconfidentes”. As convidadas para o encontro são Márcia Mascarenhas, mestre em Políticas Educacionais e especialista em Turismo; e Adalgisa Arantes Campos, professora no Departamento de História da UFMG, doutora em História Social e historiadora.

A palestra, aberta ao público e gratuita, abordará o barroco mineiro impresso na arquitetura civil e oficial das cidades que formam esses três circuitos turísticos, todos localizados na microrregião central de Minas Gerais.

Os Circuitos:

O Circuito do Ouro é formado por 17 municípios. Dois patrimônios da humanidade estão por lá: a cidade de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas. “Estão espalhadas pela região esculturas de Aleijadinho; pinturas de Mestre Athayde; exuberantes obras barrocas; valiosos museus; sítios arqueológicos, além dos segredos da nossa história e cultura”, conta Adalgisa Arantes Campos.

Formado por 13 cidades, o Circuito dos Diamantes possui, além da variedade cultural, áreas naturais que hoje são atrativos e encantam a todos, como Serra do Espinhaço, Parque Estadual do Itambé, Parque Estadual do Biribiri, Parque Estadual do Rio Preto, Parque Nacional das Sempre Vivas, as fontes de águas termais em Felício dos Santos e a Bacia Hidrográfica do Rio Jequitinhonha. “As cidades que compõem os circuitos são, ainda, locais de nascimento de personalidades importantes e lendárias da história do Brasil, como Juscelino Kubitschek e a escrava alforriada Xica da Silva”, lembra Márcia Mascarenhas.

Já o Circuito dos Inconfidentes é formado por 20 municípios, que guardam parte significativa da história de Minas e do Brasil, tendo como protagonistas, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e o ex-presidente Tancredo Neves. Além de arte, gastronomia, cultura e muitas belezas naturais.

Sobre as palestrantes

Márcia Mascarenhas – Mestre em Políticas Educacionais, graduada e pós-graduada em Turismo. No mercado há mais de 20 anos, foi diretora de turismo do município de Ouro Preto e professora da PUC Minas. Atualmente, é responsável pelos roteiros e demais produtos de viagem da Minas Golden Tours.

Adalgisa Arantes Campos – Doutora em História Social, Mestre em Filosofia, historiadora, especialista em Cultura e Arte Barroca. Autora de diversos livros, como: ‘Arte sacra no Brasil colonial’ e ‘Mulher e Arte’.

Estação Pátio Savassi

O Projeto Estação Pátio Savassi é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. O projeto está no nono ano de realização, com palestras gratuitas, em que são discutidos temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados.

• Mensalmente, às sextas-feiras terá como temática: A cidade pulsa, a psicanálise escuta!
• Mensalmente, aos sábados terá como temática: Minas são muitas.

As palestras poderão ser acompanhadas através do Twitter de Júlia Ramalho Pinto http://twitter.com/arpjulia e da Estação do Saber http://twitter.com/estacaodosaber, com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. O evento também será transmitido via Ustream na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br (salvo por problemas de ordem técnica das operadoras de internet).


Live Video streaming by Ustream

Tags: , , , ,

Deixe um comentário