Reveja a artista plástica Adel Souki. Estação Pátio Savassi (13/9)

3 de setembro de 2012

A sociedade vive um período de grandes mudanças comportamentais e tecnológicas que influenciam na forma com os indivíduos se expressam artisticamente. Mas, diante de tanta novidade, muitos artistas focam na preservação da tradição e continuam a produzir suas obras como muitos que viveram nos séculos passados.

A artista plástica mineira Adel Souki é um exemplo disso. Com 34 anos de carreira, ela tem na arte e na cerâmica um propósito de vida. “A cerâmica é uma das mais antigas manifestações artísticas que se tem notícia no mundo e, ainda hoje, encanta as pessoas. Essa arte de moldar o barro atravessa séculos e séculos da história da civilização e resiste a muitos modismos, sendo cultuada como uma expressiva forma de arte plástica”, diz ela.

Para dar continuidade ao ciclo de palestras sobre pessoas que transformaram a vida ou o trabalho em uma causa, o projeto Estação Pátio Savassi recebe a artista plástica Adel Souki para falar sobre sua dedicação a arte. A palestra acontece no dia 13 de setembro, às 19h30, no anfiteatro (L2) do Shopping Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061 – Savassi).

Segundo Júlia Ramalho Pinto, coordenadora do projeto, a trajetória artística e a vontade de passar seus conhecimentos artísticos para as gerações futuras foram pontos determinantes para a escolha da convidada. “Adel é uma artista excepcional e seu engajamento em projetos sociais, como o Projeto Residência de Cerâmica da ONG Contato Programa da Juventude é um exemplo a ser seguido”, afirma a curadora.

No encontro, além de falar sobre sua chegada em Belo Horizonte para cursar Letras e do início dos estudos na Escola Guignard, a artista vai contar um pouco sobre os processos de criação e mostrar seus trabalhos atuais.

Um pouco mais sobre Adel Souki
Nascida em Divinópolis (MG), Adel foi para Belo Horizonte estudar Letras. Apaixonada por arte, ela resolveu largar tudo e se matricular na Escola Guignard. Desde então não parou mais, já participou de várias exposições individuais e coletivas. Suas obras já foram expostas, entre outros lugares, no Museu Histórico de Divinópolis; Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG); Centro de Artes da Estação Ferroviária de Divinópolis; Espaço Cultural dos Correios (RJ); Galeria de Artes da UFES, em Vitória (ES) e Fundação de Arte de Ouro Preto. Atualmente é professora de cerâmica na UFMG e coordenadora do Projeto Residência de Cerâmica da ONG Contato Programa da Juventude.

Estação Pátio Savassi
O Projeto Estação Pátio Savassi é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. O projeto está no sétimo ano de realização, com palestras gratuitas e quinzenais, onde são discutidos temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados.

As palestras podem ser acompanhadas através do Twitter do projeto Estação Pátio Savassi (http://twiter.com/estacaopatio; do Twitter da curadora http://twitter.com/arpjulia e da Estação do Saber http://twitter.com/estacaodosaber, com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. Através dessas redes sociais, o público poderá participar do evento enviando perguntas para os convidados antes, durante e depois dos encontros.

O evento também é transmitido via Ustream, na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br (salvo por problemas de ordem técnica das operadoras de internet).


Live streaming by Ustream

Júlia veste Plural
Rua Maranhão 78, Santa Efigênia BH/MG

Tags: , , , ,

Deixe um comentário