Intervenção cultural urbana: A palavra na cidade

[gallery]

No dia 24 de abril, sábado, em pleno outono, Belo Horizonte receberá uma revoada de pássaros azuis, que pousará em um local indeterminado da cidade, bem como em Curitiba e Barcelona. Isso não é fruto da imaginação, a Estação do Saber organizadora do “Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte” (ETC_BH), junto com ETC_CURITIBA, ETC_EUROPA e ETC_SPAIN promoverão uma intervenção cultural urbana simultânea, denominada “A palavra na Cidade (#pegueTT).

Para isso acontecer, a Estação do Saber está contando com a ajuda dos internautas e twitteiros que já estão enviando, através do twitter (www.twitter.com/@arpjulia ou www.twitter.com/@ETC_BH) ou do site (http://www.estacaodosaber.art.br/), uma mensagem com um desejo ou idéia que incentive as pessoas, um convite ao encontro com a cidade e com a palavra. Os twitteiros deverão utilizar o código #pegueTT na mensagem que deverá conter, no máximo, 140 caracteres. Para quem for enviar via site ou email (Estação do Saber: contato@estacaodosaber.art.br) deverá colocar no assunto da mensagem a palavra pegueTT.

“A idéia da intervenção é recolher estas frases e colocá-las em pássaros de origami azul, numa alusão ao símbolo do Twitter, em grandes ninhos e deixá-las em um ponto de cada uma das cidades: BH, Curitiba e Barcelona. O objetivo é surpreender as pessoas que passam pela rua, chamar a atenção para a cidade como espaço de habitação e construção, além de ressaltar a potencialidade que os 140 caracteres têm de mobilizar e sensibilizar as pessoas”, explica Júlia Ramalho Pinto, diretora da Estação do Saber e coordenadora do ETC BH.

“Os psicanalistas apóiam o movimento por terem a palavra como instrumento através do qual fazem um trabalho absolutamente artesanal de dar voz ao que foi silenciado na história de cada sujeito. Deste modo descobrem, a cada instante, em sua prática diária, os poderes da palavra”, destaca a psicanalista Lilany Pacheco, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.

6 comentários

  1. Sorria para mim e me abrace, como se abraçasse a cidade que o acolhe nesse abraço.

  2. Paula disse:

    Mensagem para o pássaro Azul:

    “Se algo te incomoda,procure uma clinica social de psicologia,reflita sobre os seus problemas,é a melhor forma de resolvê-los!”
    Paula Barros Ribeiro

  3. Lúcia Efigênia G. Nunes disse:

    Idéia maravilhosa que associa observação da cidade, do arredor com a possibilidade de expressão subjetiva!
    A data não poderia ser melhor, com céu azul, azul…
    Parabéns, divulguem MAIS para que as pessoas participem e se sensibilizem.

  4. é uma perca de tempo –’

  5. allysson disse:

    gostaria muito que publicasem nessa pagina o significado da intervençao cultural no brasil, o que é, como surgiu,pra que serve , quem criou. Etc acho que seria muito importante, pois eu mesmo tenho interesse em tais informações mais não consigo obtelas pesquisando na internet.

  6. Estação do Saber disse:

    Oi! Allysson,
    Obrigada pela sugestão.
    Vamos pensar
    Abraços.

Deixe um comentário