Programação setembro 2009: Quero saber sobre novos usos, criações e reivenções.

15 de abril de 2010

12/09/2009
11:00:00h – A psicanálise e o processo criativo
Palestrante: Ana Cecília Carvalho
A psicanalista Ana Cecília Carvalho participa neste sábado, dia 12 de setembro, às 11h, do projeto Estação Pátio Savassi com a palestra “A psicanálise e o processo criativo”. De acordo com Ana Cecília, entender a relação peculiar estabelecida entre a vida e a obra de escritores que tiveram destino trágico, é fundamental para analisar a criatividade como sendo uma saída terapêutica para o sofrimento emocional.

Na palestra, ela pretende avaliar ainda algumas características do processo criativo que ficam evidentes ao examinarmos a criatividade a partir da noção de sublimação, um conceito psicanalítico usado para descrever o trabalho artístico e literário.

Ana Cecília Carvalho é psicanalista, escritora e professora da UFMG. É Mestre em Psicologia e Doutora em Literatura Comparada. Escreveu, entre outros, os livros “A poética do suicídio em Sylvia Plath”, “Uma mulher, outra mulher”, e “Estilos do xadrez psicanalítico: a técnica em questão”.

19/09/2009
11:00:00h – Reinventando o espaço urbano: a arte e a rua
Palestrante: Maria Luiza Viana
A expressão da arte é um assunto complexo, ainda mais quando se trata de apresentá-la em espaços urbanos. É possível delimitar o que deve ser exposto na rua? As intervenções urbanas podem ser classificadas como arte?

Para responder este e outros questionamentos sobre as formas de expressar o sentimento artístico nas grandes cidades, o projeto Estação Pátio Savassi convidou a Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem, Maria Luiza Viana. Ela conduzirá a palestra “Reinventando o espaço urbano: a arte e a rua”, neste sábado, 19 de setembro, a partir de 11h. O encontro será no anfiteatro (piso L2) do shopping Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi). A entrada é franca.

Na palestra, Maria Luiza irá apresentar alguns casos interessantes sobre as possibilidades de utilizar a rua como espaço para a experimentação e produção estética. Ela fará um percurso histórico pelas manifestações públicas de caráter político, coletivo e artístico nos dias atuais, refletindo sobre o uso consciente da rua para expressão da contemporaneidade.

Maria Luiza Viana é Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem pela UFMG, onde propôs um estudo sobre os grafites nas ruas de Belo Horizonte. Atualmente é professora de arte no curso de Design na UFMG e do Curso de Pós-Graduação em Políticas para a Juventude, no Centro Universitário Newton Paiva. Atua também no Programa Escola Integrada da PBH, onde coordena o projeto: “Arte, intervenção e comunidades”.

26/09/2009
11:00:00h – Agamben: Cinema e Biopolítica

Palestrante: César Guimarães
O professor da UFMG e doutor em Literatura Comparada, César Guimarães, participa do ?Estação Pátio Savassi? deste sábado, dia 26 de setembro, às 11h, com a palestra “Agamben: Cinema E Biopolítica”.

Baseado na teoria de filósofo italiano, Giorgio Agamben, César Guimarães pretende discutir as funções da imagem nas novas articulações entre o ver e o poder na sociedade do controle. Ele também utilizará a obra de Agamben para analisar o filme documentário contemporâneo.

Giorgio Agamben é considerado um dos mais instigantes pensadores da atualidade, com atuação concentrada nas relações entre a filosofia, literatura, poesia e política. Sua contribuição para o pensamento político contemporâneo tem-se revelado muito significativa, sobretudo no âmbito da reflexão bio-política.

Sobre César Guimarães: professor de Pós-Graduação em Comunicação Social na UFMG, pesquisador do CNPq e escritor. É autor de “Imagens da memória” e organizador, dentre outros, de “O comum e a experiência da linguagem” e “Comunicação e experiência estética”. É ainda editor da Revista “Devires: Cinema e Humanidades”.


Deixe um comentário