Programação abril 2009: Quero saber sobre encontros.

16 de abril de 2010

04/04/2009
11:00:00h – A vida e a arte do encontro
Palestrante: Inês Lemos

18/04/2009
11:00:00h – Sobre um encontro musical

Na palestra, Gil Amâncio falará sobre a experiência que viveu na comunidade do bairro Alto Vera Cruz, quando foi convidado a fazer a direção musical do disco do grupo de Rap NUC – Negros da Unidade Consciente. ”Na época, propus ao grupo que não fôssemos pelo caminho que a maioria dos grupos de rap vinha percorrendo, de se limitar ao uso de bases eletrônicas. Como conhecia o bairro, propus que eles convidassem uma turma de capoeira para fazer a base percussiva. O grupo Meninas de Sinhá, formado por mulheres com idade entre 40 e 80 anos, fez os vocais. O que aparentemente era impossível de acontecer, se transformou num acontecimento maravilhoso, num encontro musical conhecido como `Manifesto 1º Passo`”, comenta Gil.

Gil Amâncio é músico, ator, educador e diretor artístico. Criou companhias como “Sonho e Drama”, “Cia SeráQue?” e “Sociedade Lira Eletrônica Black Maria”, que sempre surpreenderam o público belo-horizontino pela ousadia e pela qualidade de suas montagens. Assim, conquistou seu espaço no cenário artístico nacional e internacional com espetáculos de música, teatro e dança que têm como marca a inovação e o diálogo com novas tecnologias. Gil recebeu vários prêmios e representou o Brasil em festivais na África, Alemanha, Argentina, Cuba, França, Suíça e Venezuela.
Palestrante: Gil Amâncio

25/04/2009
11:00:00h – Divã e a procura do encontro

Usando a metáfora do Divã, Flávio irá abordar os vários tipos de encontros na sociedade contemporânea, inclusive os virtuais, partindo dos afetos e desafetos vividos ou desejados pelas pessoas. Ele também dará ênfase ao desamparo afetivo e aos denominados “novos sintomas”, presentes nas situações atuais do desconforto afetivo.

Flávio Bertelli é graduado em Sociologia pela UFMG, tem formação em psicanálise pelo Círculo Psicanalítico de Minas Gerais e é pós-graduado em Psicanálise e Saúde Mental pela Newton de Paiva. É membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos, no Rio de Janeiro e possui trabalhos publicados na imprensa brasileira e na edição eletrônica da Revista Acheronta, da Argentina. Foi diretor da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática e atualmente é diretor do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.
Palestrante: Flávio Bertelli

Deixe um comentário