Responsabilidade para que? Responsabilidade de que? é o tema do Estação Pátio Savassi no mês de novembro

26 de outubro de 2010

A sociedade de hoje vive em constantes e rápidas mudanças. Seja no campo tecnológico, ambiental ou social, essas alterações mudam a configuração, hábitos e conceitos dos indivíduos. Diante de tais transformações, o que devemos usar de parâmetro para nossas ações? Buscando um norte, a palavra “responsabilidade” nunca esteve tão em alta como neste século.

De acordo com dicionários, responsabilidade vem do latim e significa estar em condições de responder pelos atos praticados; justificar as razões das próprias ações. Com o tema “Responsabilidade para que? Responsabilidade de que?” o projeto Estação Pátio Savassi do mês de novembro questiona justamente o compromisso que cada um tem com o meio em que vive. As palestras serão aos sábados, a partir de 11h, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi).

De acordo com a sócia-diretora da Estação do Saber e curadora do projeto, Júlia Ramalho Pinto, mais do que leis e controle para nortear nossas ações, precisamos repensar a noção de responsabilidade para orientar e conscientizar o nosso papel na sociedade. “Mais do que legislação para proteger o meio ambiente, é preciso ter cidadãos que respeitam o meio ambiente, que avaliam os impactos de sua ação neste meio e se responsabilizam por isto. Assim como, mais do que restringir o acesso das crianças à internet, é preciso educá-las para sua utilização, para que elas sejam capazes de calcular riscos e arcar com suas consequências”, acredita.

Programação:
A primeira palestra do mês acontece no dia 6/11, com o tema “Como pensar a responsabilidade na sociedade digital?”, ministrada pela Doutora em Filosofia e graduada em psicologia, Lilian Godoy. A professora irá apresentar uma visão de Hans Jonas e seu Princípio Resposabilidade no mundo de hoje.

Já no dia 20/11, a convidada é a psiquiatra, Ana Marta Lobosque, que coordena o debate “Responsabilidade: onde nos leva?”. Ela discutirá as consequências de agir e propor ações que possibilite uma vida melhor para a sociedade.

No dia 13 de novembro não haverá palestra devido ao feriado.

Estação Pátio Savassi
Realizado pela Estação do Saber e Shopping Pátio Savassi (www.patiosavassi.com), o projeto Estação Pátio Savassi tem curadoria de Júlia Ramalho Pinto. Em seu quinto ano de realização, a iniciativa conta com patrocínio do Ministério da Cultura e Lei Rouanet.

As palestras são sempre aos sábados, com entrada gratuita, onde se discute temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados, num agradável bate-papo nas manhãs de sábado. Os encontros podem ser acompanhados através do Twitter (www.twitter.com/arpjulia) com postagem de frases e comentários ao vivo durante as apresentações. Em fase de teste, o evento está sendo transmitido via Ustream na página da Estação do Saber (www.estacaodosaber.art.br).

#doeumlivro
O Projeto Estação Pátio participa novamente da campanha @doeumlivro que surgiu no twitter em 2009. Leve seus livros para serem doados durante as palestras de sábado às 11hs no anfiteatro do Shopping Pátio Savassi. Mais informações sobre campanha acesse www.doeumlivro.com.br

Deixe um comentário